Publicado em 20/04/2025 as 10:00am
BRASILEIRA VAI DEFENDER ILLINOIS NO BASQUETE UNIVERSITÁRIO FEMININO
Se for mesmo verdade que os filhos herdam seus talentos dos pais, imagine quando essas...
Se for mesmo verdade que os filhos herdam seus talentos dos pais, imagine quando essas habilidades vêm tanto do pai quanto da mãe. Parece mesmo ser o caso da brasileira Aaliyah Guyton, armadora de 18 anos, filha da brasileira Adrianinha, que representou a seleção verde e amarela em cinco edições dos Jogos Olímpicos - Sidney-2000, Atenas-2004, Pequim-2008, Londres-2012 e Rio-2016 -, e do americano AJ Guyton, que jogou no Indiana Hoosiers, do basquete universitário, e no Chicago Bulls, da NBA, além de ter atuado em Israel e na Itália.
Integrante de seleções brasileiras de base, Aaliyah Guyton acaba de acertar seu ingresso no time da Universidade de Illinois para a próxima temporada da National Collegiate Athletic Association, a NCAA, a entidade que organiza todo o esporte universitário americano. Aluna de Gerência de Esportes e Recreação, a brasileira havia feito seu primeiro ano no basquete universitário pela Universidade de Iowa. Em Illinois, ela terá a companhia de duas outras brasileiras: Lety Vasconcelos e Manuella Alves.
A chegada de Guyton foi anunciada por Shauna Green, treinadora da equipe conhecida tradicionalmente como Fighting Illini. Em seu segundo ano de universidade, Guyton vai defender Illinois a partir da temporada 2025/2026. Vista como uma jovem promessa desde o high school – o ensino médio nos EUA – na Peoria High School, em Peoria, sua cidade-natal, no estado de Illinois. Atleta de 1,70m, ela participou de 29 jogos na última temporada pelos Hawkeyes – como é conhecido o time de Iowa City - , com média de 4,7 pontos e 1,2 rebotes em 473 minutos de ação como caloura.
Durante sua temporada em Iowa City, em Iowa, Guyton e as Hawkeyes tiveram 23 vitórias e 11 derrotas, incluindo 10 vitórias e 8 derrotas na Conferência Big Ten da NCAA. De acordo com o HoopGurlz (site da ESPN que publica rankings de jogadoras de basquete feminino e notícias sobre o esporte), Guyton era a escolha número 57 geral na classe de 2024. Além disso, foi a jogadora número 1 em Illinois em 2024, segundo o site PrepGirlsHoops.com, que faz o perfil de jovens jogadoras.
Antes de ter sua temporada sênior interrompida devido a uma lesão, Guyton era vista como uma das quatro jovens atletas de maior potencial no estado, com média de 21,6 pontos, 4,6 rebotes e 3,8 assistências durante sua temporada júnior. Ela foi nomeada Jogadora do Ano da Conferência Big 12 por duas temporadas seguidas.
No Brasil, Guyton já teve participação em seleções de base como a equipe nacional sub-15, há cerca de três anos. Sobre sua transferência para a Universidade de Illinois - cuja torcida é conhecida como FamILLy, com o ILL maiúsculos, em referência à sigla ILL do estado de Illionis, cuja cidade mais conhecida é Chicago – a jovem comentou que se sente em casa.
"Escolhi Illinois por causa do forte senso de comunidade, pelas incríveis oportunidades de crescimento e pela chance de fazer parte de algo significativo ao lado de uma equipe e comissão técnica incríveis”, declarou Guyton. “Sou realmente grata à técnica Green por me recrutar novamente. Isso realmente demonstra a crença que ela tem em mim. Estou animada para começar e fazer parte da FamILLy!"
A treinadora Green, por sua vez, afirmou estar absolutamente entusiasmada em ter Aaliyah se juntando à equipe.
“Conhecemos Aaliyah e sua família há anos. Sabemos o tipo de pessoa, trabalhadora e jogadora que ela é. Aaliyah traz a experiência da Big Ten para nós e a capacidade de liderar nossa equipe na posição de armadora”, comentou. “Ela pode pontuar em todos os três níveis e é uma defensora de elite, o que é crucial em nosso sistema. Mal posso esperar para ter Aaliyah no campus!"
Mãe de Aaliyah Guyton, Adrianinha foi medalhista de bronze pela seleção brasileira em Sydney-2000. Atualmente, trabalha como treinadora de seleções de base da Confederação Brasileira de Basquete (CBB). Em 2022, ela dirigiu a seleção brasileira sub-18 feminina, campeã do Sul-Americano da categoria, na Argentina.
Legenda 01

HOLLYWOOD TERÁ SEDES DE COMPETIÇÕES NAS OLIMPÍADAS DE 2028
O brilho da tela grande de Hollywood, palco de inúmeros clássicos do cinema que atravessam gerações, ganhará nova e vibrante função nos Jogos Olímpicos de Los Angeles-2028. Em um anúncio que mistura a magia do cinema com a emoção do esporte, os organizadores da LA28 revelaram que locações icônicas de filmes dos Estúdios Universal, irão se transformar em instalações esportivas de nível mundial. Essa integração única da cultura pop com a celebração esportiva promete oferecer um espetáculo inesquecível, no qual a história do entretenimento se unirá à busca pela glória olímpica.
Além dos sets de filmagem que marcaram época, as ensolaradas e douradas areias de Venice Beach, um símbolo da cultura de Los Angeles, também se preparam para receber atletas de elite e uma legião de fãs. A icônica praia, conhecida por sua atmosfera eclética e paisagens deslumbrantes, será o palco de competições emocionantes como o triatlo. Venice Beach também vai ser o ponto de partida das prestigiadas maratonas masculina e feminina, além do ciclismo de estrada.
Na atualização dos locais de competição para os Jogos de 2028, divulgada pelos organizadores na última terça-feira, dia 15 de abril, foram confirmadas sedes de esportes que vão desde o retorno histórico do críquete ao programa olímpico à estreia aguardada do squash, passando pelo tradicional beisebol e pela adrenalina do surfe. O objetivo é o de integrar a comunidade local na celebração dos Jogos.
O squash, fazendo sua tão esperada estreia olímpica, terá um palco verdadeiramente cinematográfico. As disputas serão na Courthouse Square, a inesquecível praça que serviu de cenário para momentos marcantes de filmes premiados com Oscars, como "De Volta para o Futuro" e "O Sol é para Todos". Tais escolhas ressaltam a criatividade e a ousadia dos organizadores em aproveitar a rica tapeçaria cultural de Los Angeles para criar uma experiência olímpica única.
Enquanto isso, o críquete, um esporte com uma vasta história e uma enorme base global de fãs, fará seu retorno aos Jogos após mais de um século de ausência. Para esta modalidade, uma estrutura temporária será erguida em Pomona, a leste de Los Angeles.
Para os amantes das ondas, o palco da competição de surfe já está definido: a mundialmente famosa Trestles Beach, na cidade costeira de San Clemente, ao sul de Los Angeles, e reconhecida como um dos melhores destinos de surfe da Califórnia.
O tradicional beisebol também terá um lar de prestígio nos Jogos de 2028. O Dodger Stadium, casa do lendário Los Angeles Dodgers e palco de inúmeros momentos históricos do esporte, incluindo as Olimpíadas de 1984, voltará a receber as disputas da modalidade.
"Estamos comprometidos em proporcionar Jogos Olímpicos inesquecíveis ao mundo e hoje temos orgulho de revelar o plano que os tornará realidade", declarou Reynold Hoover, diretor executivo da LA28. "O Plano de Sede Olímpica de 2028 convida comunidades da região a celebrar a chegada dos Jogos com os esportes mais emocionantes, em estádios e arenas de classe mundial, em praias famosas e em estruturas temporárias."
A prefeita de Los Angeles, Karen Bass, ecoou semelhante entusiasmo.
“O plano levará os Jogos a todos os cantos da nossa cidade como nunca antes", assegurou.
Outros locais de destaque anunciados incluem o Santa Anita Park, em Arcadia, que mais uma vez receberá os eventos equestres, repetindo sua participação nos Jogos de 1984, e o Honda Center em Anaheim, sede olímpica do vôlei.

FLAMENGO E PALMEIRAS JÁ DOMINAM O BRASILEIRÃO
Maiores favoritos para realizarem o sonho de erguerem a taça de campeão brasileiro no fim deste ano, Flamengo e Palmeiras já começaram a mostrar, com apenas quatro rodadas, que são mesmo os mais indicados para festejarem a conquista do Brasileirão no fim do ano. Ambos somam 10 pontos ganhos, mas o rubro-negro ocupa a primeira posição, graças ao saldo de 9 gols contra 4 dos palmeirenses. No Maracanã, o Flamengo deu demonstração de força, ao arrasar o Juventude: 6 a 0, gols de Pulgar, Plata, Danilo, Arrascaeta e Pedro (dois), este depois de sete meses fora dos gramados por causa de lesão. Foi a maior goleada da competição até agora.
Já em Porto Alegre, o visitante Palmeiras chegou aos 10 pontos, ao bater o Internacional por 1 a 0, no Beira-Rio, quebrando a rivalidade do time gaúcho, de 17 jogos na temporada. O gol alviverde foi de Facundo Torres.
Outros resultados: Ceará 2 x 1 Vasco; Botafogo 2 x 2 São Paulo; Corinthians 0 x 2 Fluminense; Mirassol 4 x 1 Grêmio; Vitória 2 x 1 Fortaleza; Santos 2 x 0 Atlético Mineiro; Sport 0 x 1 Red Bull Bragantino. Classificação: 1. Flamengo, 10 pontos; 2. Palmeiras, 10; 3. Fluminense, 9; Ceará, 7; 5. Bragantino, 7.

LÁ EM MINAS
AMÉRICA - Em Belém do Pará, no domingo, dia 13. o América perdeu para o Remo por 2 a 0, no Mangueirão. Os gols foram de Pedro Rocha. Com o triunfo, o Remo ocupa a quinta posição, com 4 pontos. Já o alviverde está em 11º, com 3.
ATLÉTICO – Depois da derrota de 2 a 0 para o Santos, na Vila Belmiro, nesta quarta-feira, o Galo continua mal no Brasileirão. O alvinegro de Belo Horizonte está na zona de rebaixamento, em 19o e penúltimo lugar, com apenas 2 pontos em quatro rodadas.
CRUZEIRO - A equipe empatou com o São Paulo, por 1 a 1, no domingo, dia 13, na capital paulista. Os gols foram de Kaio Jorge, pelo Cruzeiro, e de Ferreirinha, pelo tricolor paulista. O time celeste ficou na 15a posição, com 4 pontos.