Chegou o Classificado do Brazilian Times. Divulgue ou busque produtos e serviços agora mesmo!

Acessar os Classificados

Publicado em 22/04/2025 as 8:00am

Punição tira vitória de Verstappen

Como assim? Eu explico: O tetracampeão Max Verstappen com um carro inferior as Mclarens,...

Punição tira vitória de Verstappen Clima no pódio da vitória não estava muito animado

Como assim? Eu explico: O tetracampeão Max Verstappen com um carro inferior as Mclarens, largou na pole position no GP da Arábia Saudita, no domingo (20). Acontece que, quando as luzes se apagaram, Max meteu a chinela no “touro vermelho” e Piastri na sua Mclaren papaya. A primeira curva estava bem ali a esquerda a poucos metros da largada. Acontece que o pole largando pela direita, sistematicamente vai “misturar tinta” com quem larga por dentro se não tiver espaço para completar a curva dentro da pista.

O australiano Oscar Piastri literalmente não tomou conhecimento e jogou Verstappen para fora da pista ( os comissários não entenderam assim ). Max, para não bater e misturar tintas com Piastri, foi forçadamente obrigado a cortar a chicane. Só que Max não tirou o pé mantendo-se à frente. Imediatament, Piastri deu “piti” pelo rádio exigindo Max devolver a posição, ( embora Piastri não ter chegado na curva a frente de Verstappen ) e os comissários também entenderam dessa forma, e meteram uma punição de 5 segundos ao tetracampeão Max Verstappen. Resumo da opera: Verstappen terminou apenas 2.6s atrás de Piastri. Se não fosse a punição controversa, Max teria vencido a prova.

Verstappen revoltado com a punição

Verstappen visivelmente jogado para fora da pista na primeira curva

 

Max Verstappen se recusou a discutir sua insatisfação com a punição que recebeu no Grande Prêmio da Arábia Saudita porque estava preocupado com retaliações da FIA, órgão regulador da F1. A punição de cinco segundos do tetracampeão por sair da pista e supostamente ganhar vantagem em uma disputa na primeira curva com Oscar Piastri, da McLaren, pode ter custado a vitória do australiano que chegou somente 2s6 a frente do tetracampeão.

Verstappen disse: "Você não pode compartilhar sua opinião porque, aparentemente, ela não é apreciada, ou as pessoas não conseguem lidar com a verdade completa. Honestamente, é melhor eu não falar muito.

"Honestamente, é assim que as coisas estão se tornando. Todo mundo está supersensível a tudo. E pelo que temos ( nas regras ) atualmente, não podemos ser críticos das decisões para não sofrer represália. Então, menos conversa, melhor ainda para mim.”

Red Bull faz apelação a FIA

a prova inconteste que Max foi jogado para fora é a Maclaren fora da pista

 

Christian Horner explicou que acha “improvável” que a FIA aceite algum tipo de apelação da Red Bull mesmo com os prints da onboard de Max Verstappen no momento da disputa com Oscar Piastri na largada do GP da Arábia Saudita. O chefe da Red Bull afirmou, no entanto, que vai mostrar as imagens aos comissários. Verstappen tomou 5s pelo lance. “Falamos com os comissários depois da corrida”, comentou Horner em coletiva de imprensa. “Eles acham que estão certos em relação a punição. Então o problema é que, se formos protestar, provavelmente vão manter a posição”, acrescentou.

Vamos pedir que eles vejam as imagens onboard, não disponíveis na hora. Vamos apresentar isso a eles primeiro, mas acho improvável ( que aceitem )”, completou o líder da Red Bull, reiterando que considerou a decisão “muito dura”.

Não cedemos a posição porque não acreditávamos que ele tivesse feito algo errado. Dá para ver claramente no ápice da curva que Max está bem à frente. As regras de disputa foram discutidas anteriormente, foi uma decisão muito dura”, salientou.

Se tivéssemos desistido, a questão é que também ficaríamos no ar sujo e correríamos risco com o George, então a melhor coisa a fazer, naquele momento, era receber a punição, abaixar a cabeça e continuar”, completou Horner, que elogiou a performance da equipe. Verstappen terminou apenas 2s6 atrás de Piastri.

Sem a punição, teria sido uma vitória fantástica. Mas sempre haverá divergências sobre uma decisão tão ajustada quanto essa”. Por fim, ao ser questionado se 5s em vez dos 10s comuns em situações do tipo, ele disse que isso também demonstraram a indecisão dos comissários, confirmou.

O cheiro de borracha queimada promete ser forte na disputa do próximo GP em Miami no dia 4 de maio.

Texto by: Roberto Vieira

Jornalista e comentarista esportivo

Top News