Publicado em 18/10/2010 as 12:00am
Memorando do ICE afirma usar redes sociais para investigar casamentos fraudulentos
O ICE afirma que faz pesquisas em redes sociais como Facebook e Orkut para desmascarar casamentos fraudulentos
A Internet tornou um meio cada vez mais fácil para as pessoas se conectarem umas com as outras , estando longe da família e dos amigos no Brasil. Mas também pode ser um perigoso meio para complicar a sua estadia no EUA. O U.S. Department of Homeland Security soltou um memorando nessa semana, afimando que utiliza pesquisas em sites de relacionamentos como MySpace, Facebook, Classmates, Hi-5, Orkut e outros, para balizar a sua decisão em considerar um casamento verdadeiro ou afirmar que ele é fraudulento.
Projetado para permitir que as pessoas compartilhem a sua criatividade, imagens e informações com outras pessoas, esses sites também são locais comuns para os usuários iniciarem um romance, ou somente para encontrar amigos com os mesmos interesses e se manter em contato com a família. As tendências narcisistas é muitas vezes o combustível, para que essas pessoas criem a necessidade de ter um grande grupo de "amigos". Isso proporciona um excelente ponto de observação para que oficiais de imigração observem o cotidiano dos beneficiários e dos peticionários, que são suspeitos de
atividades fraudulentas.
Geralmente, as pessoas nestes locais falar honestamente em sua rede, pois todos os de seus amigos e familiares estão interagindo com eles via mensagens de celular, Blogs e messengers. Esta rede social dá uma oportunidade ao ICE de revelar a fraude pelo navegador. Uma vez que um usuário posta online, eles criam um registro público e cronograman de suas atividades.
O assunto tem gerado polêmica e já preocupa diversos brasileiros, que se regularizaram a partir de um casamento, seja ele verdadeiro ou não.
Fonte: (Da redação)