Publicado em 27/05/2016 as 7:00pm
Sanders reitera apoio a imigrantes ilegais em visita à fronteira mexicana
Pré-candidato democrata defende avanço de reforma migratória no país. Senador é o segundo colocado nas prévias, atrás de Hillary Clinton.
O pré-candidato democrata à Presidência dos Estados Unidos Bernie Sanders reiterou neste sábado (21) seu apoio aos imigrantes ilegais durante uma visita que realizou à fronteira entre San Diego (EUA) e Tijuana (México). Sanders é o segundo colocado nas prévias do partido, que vão indicar um candidato à presidência. Hillary Clinton lidera a disputa.
O senador fez um percurso pelo Parque da Amizade que se estende sobre ambas as cidades, acompanhado de María Puga, viúva do imigrante mexicano Anastásio Hernández que morreu há seis anos após receber golpes e descarga de pistolas elétricas por parte de agentes de fronteira.
"Os Estados Unidos devem avançar com uma reforma migratória, temos onze milhões de pessoas no país que são imigrantes ilegais e acredito que merecem um caminho rumo à cidadania, não sou a favor das atuais políticas de deportação", disse durante uma mensagem perto da cerca fronteiriça que divide as localidades.
"Uma reforma de imigração significa unir famílias não dividi-las e se eu for eleito presidente isso é o que farei", acrescentou o senador em discruso escutado no lado mexicano por um grupo de simpatizantes, principalmente pais de família que foram deportados.
Neste grupo estava o veterano de guerra Héctor Barajas, diretor da Casa de Apoio para Veteranos Deportados em Tijuana e a quem o senador agradeceu pelos serviços prestados ao país.
Além de Puga, o pré-candidato percorreu o Parque da Amizade junto com o ativista Christian Ramírez, diretor da Coalizão de Comunidades Fronteiriças, que disse à Agência Efe que o pré-candidato ficou "impactado ao ver o muro" e pelo fato de que o contato através da cerca se limita "à ponta dos dedos".
Puga afirmou à Efe que o pré-candidato lhe prometeu que veria os vídeos que registraram a surra que seu marido recebeu.
Ao término de seu percurso, Sanders se dirigiu para a cidade de National City, onde liderou um comício para milhares de simpatizantes no que representou sua segunda visita de campanha a San Diego, antes das primárias do dia 7 de junho na Califórnia.
Fonte: braziliantimes.com