Publicado em 2/05/2018 as 8:30am
Homem mais temido pelos imigrantes nos EUA anuncia aposentadoria
Thomas Homan era o agente do ICE que mais defendia a política agressiva imposta por Trump contra a imigração ilegal.
Thomas Homan, o principal funcionário do Departamento de Imigração e Alfândega dos Estados Unidos (ICE, sigla em inglês), se aposentará em junho. A notícia foi confirmada pela agência nesta segunda-feira, dia 30 de abril.
Através de uma declaração por escrito, Homan chamou a sua decisão de se aposentar de "agridoce" e citou a necessidade de passar mais tempo com sua família. "Minha família sacrificou muito para que eu servisse a comunidade e é hora de me concentrar nela", disse.
Oficial de segurança de carreira com mais de três décadas de experiência, Homan foi nomeado diretor em exercício do ICE no final de janeiro de 2017.
Nos 15 meses que se seguiram, Homan frequentemente defendeu a repressão do presidente Donald Trump à imigração ilegal. Ele ocasionalmente aparecia no púlpito da Casa Branca para defender a guerra do governo contra as chamadas cidades-santuário e o trabalho dos oficiais federais de imigração.
A Casa Branca indicou Homan em novembro passado para se tornar diretor do ICE, mas a nomeação ficou paralisada devido à fervorosa oposição dos democratas no Senado.
Em uma carta para a secretária de Segurança Interna, Kirstjen Nielsen, na semana passada, mais de uma dúzia de senadores democratas exigiram que o departamento passasse para os documentos relevantes relacionados à nomeação de Homan. A carta também sugeria que o longo mandato de Homan como diretor interino poderia, sob uma lei que rege as vagas, desqualificá-lo para assumir a posição permanentemente.
Ainda assim, duas fontes próximas a Homan, disseram que sua decisão de se aposentar estava planejada há meses e não foi tomada devido à posição dos senadores. "Sua família estava pronta para ele se aposentar e voltar para casa já no ano passado", disse um ex-funcionário do DHS.
Nielsen disse que Homan a informou no começo do ano que pretendia se aposentar, mas que ela pediu a ele que permanecesse para ajudar na transição.
Homan planeja anunciar sua aposentadoria formalmente em um evento na cidade de New York em um evento organizado pela Federal Law Enforcement Officers Association, onde ele será nomeado o policial do ano.
Fonte: Redação - Brazilian Times