Publicado em 4/05/2018 as 4:00pm
Estudos confirmam que imigração ilegal não aumenta crimes violentos
Motivados pela retórica do presidente Trump, cientistas sociais decidiram responder se os imigrantes indocumentados são mais propensos a violar a lei.
A administração Trump afirma regularmente que os imigrantes indocumentados são predatórios e ameaçam a segurança pública. Defensores do imigrante dizem que a conversa demoniza uma classe inteira de pessoas.
Agora, quatro estudos acadêmicos mostram que a imigração ilegal não aumenta o registro de crimes violentos ou problemas com drogas e álcool. No meio da pesquisa, motivada pela retórica de Trump, os cientistas sociais se propuseram a responder a essa pergunta: os imigrantes indocumentados têm mais probabilidade de violar a lei?
Michael Light, um criminologista da Universidade de Wisconsin, em Madison, analisou se o aumento crescente da imigração ilegal nas últimas três décadas causou um salto proporcional nos crimes violentos: assassinato, estupro, roubo e assalto agravado.
De acordo com ele, “o crescimento da imigração ilegal, desde 1990, não aumentou os crimes violentos no mesmo período de tempo”.
Essas descobertas estão publicadas na edição atual da revista especializada Criminology.
Em um estudo separado, esses mesmos pesquisadores analisaram anteriormente os crimes não violentos. Eles descobriram que o influxo dramático de imigrantes indocumentados, da mesma forma, não aumentou as taxas de detenções por drogas e álcool ou o número de overdoses de drogas e mortes por DUI. "Não encontramos evidências de que a imigração ilegal aumente a prevalência de qualquer um desses crimes", disse Light.
Um terceiro estudo, do libertário Cato Institute, analisou recentemente a criminalidade entre imigrantes indocumentados apenas no Texas. O estado registra tem um alto registro de detenções de imigrantes, criando uma mina de ouro para criminologistas.
Cato descobriu que, em 2015, as taxas de prisão e condenação criminal no Texas para imigrantes indocumentados eram mais baixas do que as dos americanos nativos por homicídio, agressão sexual e furto.
Finalmente, um trabalho de pesquisa que aparece na edição atual da revista britânica Migration Letters mostra que imigrantes ilegais jovens se envolvem em menos crimes do que imigrantes legais ou nascidos nos EUA.
Tudo isso não é surpresa para Art Acevedo, o chefe de polícia de Houston, que tem uma das maiores populações indocumentadas do país. Ele tem criticado publicamente a repressão à imigração. "Não há nenhuma onda de crime sendo cometida pela comunidade de imigrantes", disse. "De fato, muitos dos crimes violentos com os quais estamos lidando estão sendo cometidos por pessoas que nascem e são criadas aqui em nosso país".
Durante décadas, a ciência social se concentrou na extensão do crime cometido por imigrantes legais. Estes novos estudos são importantes porque estão entre os primeiros a explorar a ligação entre o crime e a imigração ilegal.
As pesquisas comprovam o que Acevedo e outros suspeitaram. “Tendo trabalhado em torno dessa comunidade durante toda a minha carreira profissional, que tem cerca de 32 anos, sei que a grande maioria que encontrei é muito trabalhadora. Eles estão aqui para ganhar uma vida honesta", continuou o chefe de polícia.
Fonte: Redação - Brazilian Times (Com informações do site http://www.npr.org)