Publicado em 8/06/2018 as 1:00pm
Imigrante é preso pelo ICE ao entregar pizza em base militar
Um imigrante indocumentado foi preso por agentes do Imigração e Alfândega (ICE, sigla em...
Um imigrante indocumentado foi preso por agentes do Imigração e Alfândega (ICE, sigla em inglês) quando tentava entregar uma pizza em um posto militar no Brooklyn, New York, segundo relatos das autoridades locais.
O El Diario NY e Telemundo 47, assim como outros veículos de comunicação, relataram que Pablo Villavicencio, natural do Equador, foi preso na sexta-feira (01) enquanto entregava um pedido de pizza no Fort Hamilton, ao sul do Brooklyn.
Villavicencio falou ao New York Post sobre a detenção, dizendo que ele estava entregando comida na base militar "e eles o detiveram". Uma porta-voz da ICE disse ao jornal que um juiz ordenou a deportação de Villavicencio em 2010.
"Eu já estive lá antes e sempre entro e nunca tive nenhum problema. Eles me conhecem e o sargento me conhece há algum tempo", disse Villavicencio. O jornal relata que o imigrante, que é casado com uma cidadã dos Estados Unidos, têm duas filhas pequenas e aplicou para a obtenção do Green Card.
"Na sexta-feira passada havia um guarda de segurança diferente e me disse que eu precisava pegar outro passe para entrar", disse ele. "E eu comecei a fazer isso mas um homem alto, com pele escura, começou a me fazer muitas perguntas. Ele perguntou por que eu não tinha nenhum cartão da Previdência Social", continuou.
De acordo com Villavicencio, aquele homem ligou para o Departamento de Polícia de New York "e o NYPD disse que eu não tinha nenhum registro, que eu estava limpo”. Mas o homem disse não se importava e que eu precisa esperar. Foi então que ligou para o ICE.
Um porta-voz do Fort Hamilton forneceu a sua versão do que aconteceu, dizendo que na sexta-feira, por volta das 11 horas da manhã, "uma pessoa tentou obter acesso ao Fort Hamilton para fazer uma entrega, sem identificação válida do Departamento de Defesa".
De acordo com a explicação, "a pessoa foi direcionada para o Centro de Controle de Visitantes para obter um passe diário. Ao assinar uma permissão para verificação de antecedentes do Departamento de Controle de Acesso do Exército para todos os visitantes, surgiu um mandado ativo emito pelo ICE pedindo a custódia dele. O pessoal do Departamento de Serviços de Emergência entrou em contato com as autoridades competentes manteve esta pessoa detida até a chegada deum agente do ICE”.
Na quarta-feira (06), o vereador de NY, Justin Brannan, e o presidente do Brooklyn Borough, Eric Adams, se manifestaram contra o incidente durante uma coletiva de imprensa.
"Diga-me como isso pode ser uma atitude americana", disse Brannan. "Diga-me como tirar Pablo da rua torna a nossa nação mais segura. Alguém sabe? Estou esperando respostas".
A Comissão de Imigração de New York também emitiu um comunicado, dizendo que é "absolutamente repugnante quando os militares mais fortes do mundo ficam atrás de entregadores de pizza".
Steven Choi, diretor executivo da coalizão escreveu em um comunicado: “Imigrantes nova-iorquinos como Pablo Villavicencio, que sustentam suas famílias trabalhando duro e fazendo sacrifícios, não devem ser arrancados de suas comunidades e do convívio com seus filhos que ficam em prantos. Ele só estava atrás do sonho americano, que está cada vez mais fraco".
Fonte: Redação - Brazilian Times