Publicado em 22/06/2018 as 1:00pm
Consul afirma que vai demorar para liberar crianças separadas dos pais nos EUA
Os 49 jovens brasileiros que foram separados de seus pais nos Estados Unidos podem demorar...
Os 49 jovens brasileiros que foram separados de seus pais nos Estados Unidos podem demorar algum tempo para voltar para o Brasil. A previsão foi feita pelo cônsul brasileiro em Houston, Felipe Santarosa.
O diplomata explicou ser praticamente impossível que as crianças sejam deportadas e enviadas de volta ao Brasil sem os pais ou responsáveis. Portanto, esses jovens, provavelmente, terão que esperar todo a tramitação do processo criminal que seus pais enfrentam e da deportação para voltar ao Brasil.
Uma das possibilidades avaliadas pelo governo brasileiro é tentar identificar se essas crianças e jovens já possuem alguma família nos Estados Unidos para abrigá-la durante o período em que os pais estão presos. Essa era uma prática comum antes da implementação da política de "tolerância zero" de Donald Trump.
"Isso já era feito antes, então acreditamos que para quem tem parente nos Estados Unidos seria possível fazer isso agora", diz.
O governo brasileiro, segundo Santarosa, está preocupado em reunir as famílias e, depois, garantir que as crianças e adolescentes voltem ao Brasil quando a deportação dos pais aconteça.
Existem casos de mães da América Central que foram deportadas, mas seus filhos continuaram sob a tutela do governo dos Estados Unidos.
Santarosa contou que os consulados brasileiros nos Estados Unidos também encontram dificuldades para identificar os jovens e suas famílias, já que a lista enviada pelo governo norte-americano tem apenas indicações dos abrigos e o número de brasileiros que estariam ali.
Fonte: Redação - Brazilian Times