Chegou o Classificado do Brazilian Times. Divulgue ou busque produtos e serviços agora mesmo!

Acessar os Classificados

Publicado em 1/08/2018 as 7:00pm

ACLU de Massachusetts ajuda a libertar 14 imigrantes transexuais

Um grupo de 14 requerentes de asilo, detidos e transexuais, foi libertado pelas autoridades de...

ACLU de Massachusetts ajuda a libertar 14 imigrantes transexuais Manifestantes protestam contra política imigratória de Trump.

Um grupo de 14 requerentes de asilo, detidos e transexuais, foi libertado pelas autoridades de imigração no Novo México nesta semana, após os esforços do comitê da American Civil Liberties Union (ACLU), em Massachusetts.

A ACLU-MA disse, em um comunicado, que seu projeto Immigrant Protection (IPP, sigla em inglês) com 18 advogados voluntários e estudantes de direito em Massachusetts entrou com petições contra o Immigration and Customs Enforcement (ICE) para exigir a libertação de mulheres transexuais que procuram asilo nos Estados Unidos.

O grupo de mulheres transexuais que viajou de El Salvador, Honduras e Guatemala, para os Estados Unidos, chegou à fronteira sul da Califórnia no final de maio, de acordo com a ACLU.

Elas foram levadas para o Centro de Detenção do Condado de Cibola, no Novo México. Nos últimos dois meses, voluntários legais defenderam o direito de asilo do grupo, apontando para a falta de direitos para transexuais em seus países de origem.

"De acordo com as petições organizadas pelo IPP, as mulheres sofreram danos por causa de sua identidade de gênero em seu país de origem, e sofrem sério risco de perseguição se forem deportadas", disse o comunicado da ACLU-Massachusetts.

Uma das requerentes de asilo disse à KUNM, uma emissora de rádio do New Mexico, que veio de Honduras e fugiu da "perseguição, violência e ameaças de morte" devido à sua opção sexual. Ela também afirmou que o centro de detenção norte-americano era "horrível" e que lhes foi negado atendimento médico após vários pedidos.

A estação de rádio relata que cerca de 40 a 45 requerentes transexuais de asilo permanecem em detenção no Novo México. As condições resultaram em várias tentativas de suicídio por detentos transgêneros, de acordo com a advogada Allegra Love, diretora do Projeto Sonhos de Santa Fé, que falou com a KUNM.

De acordo com a ACLU-Massachusetts, cada uma das mulheres liberadas tem um patrocinador para fornecer moradia, bem e apoio da comunidade. "Esta vitória é dos advogados no país", disse Megan Kludt, uma advogada de imigração de Northampton, em um comunicado. "Eles só precisam do tipo certo de organização e tecnologia".

Fonte: Redação - Brazilian Times

Top News