Chegou o Classificado do Brazilian Times. Divulgue ou busque produtos e serviços agora mesmo!

Acessar os Classificados

Publicado em 22/08/2018 as 9:00am

ICE prende imigrante que levava esposa para cesariana na California

Na segunda-feira, dia 20, uma mãe criticou a cobertura da mídia sobre a prisão de imigrantes...

Na segunda-feira, dia 20, uma mãe criticou a cobertura da mídia sobre a prisão de imigrantes ilegais na Califórnia que ganhou atenção nacional. Agentes do Departamento de Imigração e Alfândega (ICE, sigla em inglês) detiveram Joel Arrona Lara, de 36 anos, na semana passada, enquanto ele levava a esposa, Maria del Carmen Venegas, a um hospital para uma cesariana programada para seu quinto filho.

Os agentes ladearam o veículo quando o imigrante parou para abastecer em San Bernardino, leste de Los Angeles (Califórnia) e prenderam o homem, que era do México. Mais tarde foi revelado que Joel era procurada por assassinato pelas autoridades mexicanas.

Muitos meios de comunicação foram rápidos em criticar o ICE por suas ações - enfatizando que agentes prenderam um homem que estava com a esposa grávida - mas Mary Ann Mendoza disse ao "Fox & Friends" que o caso mostra a importância da agilidade dos agentes.

O filho de Mendoza, o Sargento Brandon Mendoza foi morto em uma colisão frontal com um carro dirigido por imigrante indocumentado, no Arizona, em 2014. "Deus abençoe nossos agentes do ICE e, graças a Deus, eles estão fazendo o trabalho que deve ser feito", disse ela.

Autoridades do ICE disseram que Joel era tinha um mandado de prisão pendente em um caso de homicídio no México. O advogado Emilio Amaya Garcia, disse à KCBS-TV no domingo, dia 19, que não tem conhecimento de nenhum mandado de prisão e a informação não foi confirmado pelo consulado mexicano.

Autoridades podem ter confundido Joel com seu irmão, que cumpriu pena no México, segundo Garcia. Seu cliente "nega qualquer histórico criminal no México e não tem conhecimento de nenhum processo criminal em que ele é chamado como réu".

“Para nós, a questão não é tanto a prisão, mas o fato de que o ICE agiu em total desrespeito à saúde e ao bem-estar da mãe”, disse Garcia.

O casal estava dirigindo para o hospital em 15 de agosto, quando pararam em um posto de gasolina. Imagens de vigilância mostram dois veículos imediatamente ladeando a van. Agentes do ICE interrogaram o casal e pediram identificação da mulher.

Ela, que tem 32 anos, disse que forneceu a documentação, mas que Joel havia deixado a dele em casa. A filmagem mostra os agentes algemando o imigrante, de 35 anos, e levando-o embora, deixando a mulher chorando sozinha no posto de gasolina. "Sinto-me terrível", disse ela ainda no quarto do hospital, enquanto seu filho recém-nascido, Damian, chorava ao fundo. "Precisamos dele agora mais do que nunca", continuou.

Venegas disse que ela e o marido chegaram aos EUA há 12 anos, vindos da cidade de Leon, no estado de Guanajuato, no centro do México. Eles não têm autorização legal para viver no país, mas todos os cinco filhos são cidadãos estadunidenses.

Ela disse que seu marido é um trabalhador e o único provedor da família.

Fonte: Redação - Brazilian Times

Top News