Publicado em 22/08/2018 as 11:30am
Jersey City pede fim da parceria com o ICE
“Não podemos demonizar os imigrantes e afugentá-los”, disseram todos os vereadores que aprovaram a resolução.
Após o Brazilian Times divulgar que algumas cidades de New Jersey estariam insatisfeitas com a presença dos agentes do Departamento de Imigração e Fiscalização Aduaneira (ICE, sigla em inglês), agora Jersey City oficializou sua decisão.
Em uma reunião do Conselho Municipal, realizada na semana passada, a cidade tornou-se a segunda a solicitar ao Condado de Hudson para cancelar o contrato que tem com o ICE. A resolução foi aprovada por unanimidade.
Esta decisão acontece duas semanas após o Conselho Municipal de Hoboken também pedir o cancelamento da parceria.
Através deste contrato, os policiais locais atuam em parceria com agentes do ICE, abriguem detentos na penitenciária de Kearny, e isso tem gerado medo nas comunidades, atrapalho investigações e afugentado testemunhas de casos importantes.
De acordo com informações, o Condado recebe a quantia diária de US$120.00, por detento.
O vereador James Solomon disse que “é preciso que as autoridades se tornem líderes de verdade quando o assunto diz respeito ser contra a demonização dos imigrantes nos EUA. Ele acrescentou que no Condado de Hudson os políticos devem fazer tudo para combate esta prática.
Outro vereador que falou a favor da resolução foi Rolando Lavarro, o qual comentou que o governo federal na administração Trump está “travando uma guerra” contra as comunidades imigrantes e o contrato do Condado com o ICE demonstra que a jurisdição é “cumplice dessa guerra”.
Com esta resolução, os vereadores esperam que outras cidades tomem a mesma atitude que o Condado repense sua posição, formando parcerias com grupos que defendam os direitos dos imigrantes e não os afugentem da região.
Fonte: Redação - Brazilian Times