Publicado em 24/08/2018 as 8:57am
Exposição conta história portuguesa em Lowell
O Centro Saab de Estudos Portugueses da Universidade de Massachusetts em Lowell, em parceria com...
O Centro Saab de Estudos Portugueses da Universidade de Massachusetts em Lowell, em parceria com a Lowell National Historical Park, anunciou a abertura da uma exposição comunitária sobre portugueses em Lowell. O título do evento será “Immigration from the Atlantic Islands to Lowell, Massachusetts: Continuity and Change in the Mill City’s Portuguese Community” e acontecerá no dia 29, às 5:30 pm.
O evento terá início com a banda Holy Ghots Marching tocando no Boarding House Park, às 5:30pm., antes dos convidados serem conduzidos até a Boot Mills. A exposição ficará no Museu Boott Cotton Mills, localizado no 115 John Street.
Esta exibição é patrocinada pelo Enterprise Bank.
Na sequência da exposição “The Lure of the Spindle: The Portuguese in Early 20th Century Lowell”, a nova exposição explora as duas ondas da imigração portuguesa para a cidade: a primeira, de 1890 a 1924, associada à indústria têxtil; e a segunda, do final da década de 1950 até o início da década de 1980, associado à manufatura mais antiga e às novas indústrias de alta tecnologia.
A segunda onda, desencadeada pela erupção vulcânica dos Capelinhos nos Açores, que levou a “Lei de Refugiados dos Açores” de 1958/1960, foi consideravelmente aumentada pela Lei de Imigração e Nacionalidade de 1965.
A exposição examina como os indivíduos e as famílias ganharam a vida nas fábricas e, mais tarde, nas indústrias de manufatura e de alta tecnologia, em ambos os casos atingindo uma parte do “Sonho Americano” que permitiu melhores oportunidades profissionais para seus filhos.
A segunda onda revigorou a língua, a cultura e a identidade portuguesas no bairro “Back Central”, em Lowell, com a Paróquia de Santo Antônio continuando a servir como centro das necessidades espirituais e atividades culturais e sociais para os imigrantes.
Os portugueses contribuíram para a sociedade Lowell de várias formas, inclusive participando do ativismo cívico que levou à “Lei dos Refugiados dos Açores”, salvaram seu bairro da extensão da rodovia Lowell Connector e protestaram contra o fechamento de fábricas locais.
O evento acontece graças a equipe de pesquisa e curadoria - composta pelos alunos do Prof. Robert Forrant e da UMass Lowell, Molly Mahoney e Kady Phelps, a designer Kelly Freitas, o Dr. Gregory Fitzsimons e o Prof. Frank Sousa, diretor do Centro Saab de Estudos Portugueses.
Para mais informações, entre em contato com o Centro de Estudo SAAB através do telefone (978) 940-5199 ou envie e-mail para Natalia_melo@uml.edu
Fonte: Redação - Brazilian Times