Publicado em 7/12/2018 as 2:00pm
Igreja em Dedham (MA) mostra presépio com bebê Jesus em jaula como crianças imigrantes
Uma igreja em Massachusetts provocou polêmica ao exibir um presépio não ortodoxo com o bebê...
Uma igreja em Massachusetts provocou polêmica ao exibir um presépio não ortodoxo com o bebê Jesus trancado em uma jaula. A exibição é um ato de protesto contra a política de imigração de tolerância zero do presidente Donald Trump, que separou as famílias de imigrantes indocumentados depois que elas atravessaram a fronteira entre os Estados Unidos e México.
A exposição mostra o “bebê Jesus Cristo” enjaulado, uma representação simbólica das crianças imigrantes arrancadas de suas mães. Também tem uma simbologia em torno do significado dos três sábios, que representa a "caravana de imigrantes" que tenta entrar no país.
Os homens também se mostram separados da Virgem Maria e do menino Jesus com uma cerca marcada como “deportação”.
O sinal acima da cena mostra “Paz na Terra?”
O pastor/padre Stephen Josoma disse que a igreja queria ter uma “imagem do mundo como é e juntá-la com uma mensagem de Natal”.
O grupo da igreja Pax Christi foi quem teve a ideia do presépio criativo.
Pax Christi é um movimento católico internacional de paz, com grupos em igrejas ao redor do mundo, cujo objetivo é “educar a comunidade em assuntos relacionados a questões de paz e justiça, incluindo guerra, tortura e degradação ambiental do mundo”.
Pat Ferrone, membro do comitê do grupo católico, disse que o objetivo do presépio deveria refletir a atual situação da sociedade norte-americana. "Não estamos tentando escandalizar ninguém. Estamos tentando refletir uma realidade que precisa ser analisada”, afirmou.
Os paroquianos da igreja foram rápidos em acolher o presépio, alegando que o próprio Jesus era "político".
“Cristo era político, ele foi enforcado em uma cruz por fazer declarações políticas e resistir à autoridade e é exatamente por isso que ele morreu”, disse Phil Mandeville, um paroquiano de St. Susanna.
Esta é a segunda cena de Natal com uma declaração política que rendeu as manchetes da mídia. No ano passado, a igreja colocou cartazes em sua exibição que documentaram os locais e números de mortes por tiroteios em massa em todo o país.
A imagem do bebê Jesus viralizou no Twitter de Beth Germano.
Fonte: Redação - Brazilian Times