Publicado em 27/12/2018 as 1:00pm
Mais uma criança morre sob custódia do ICE
Um menino de oito anos de idade, natural da Guatemala, morreu sob custódia das autoridades...
Um menino de oito anos de idade, natural da Guatemala, morreu sob custódia das autoridades federais dos Estados Unidos no início da madrugada de Natal. Esta é a segunda morte, em três semanas, de uma criança que estava sob custódia de agentes do Immigration and Customs Enforcement (ICE, sigla em inglês) ao sul da fronteira do país com o México.
A morte levanta questões sobre a capacidade dos agentes federais para administrar os lotados centros de detenções para imigrantes na fronteira e cuidar daqueles que adoecem.
O número de famílias e menores desacompanhados tentando entrar nos EUA, ilegalmente, através da fronteira aumentou nos últimos anos. Os imigrantes geralmente são transferidos para as instalações após serem presos pelas autoridades federais ou depois de serem processados em um ponto de entrada.
O menino, que não foi identificado, morreu pouco depois da meia-noite de terça-feira (25) em um hospital na cidade de Alamogordo (Novo México) para onde ele e seu pai foram levados depois que um agente da Patrulha de Fronteira viu sinais de doença, segundo informou um comunicado do ICE
Este caso acontece logo após a morte de uma menina de 7 anos, do mesmo país, e que também estava sob a custódia da Patrulha da Fronteira.
As circunstâncias da morte do menino permanecem desconhecidas. Não está claro se sua condição foi atribuída aos cuidados que ele recebeu nas instalações, o resultado de uma jornada árdua ou uma combinação dos dois.
Fonte: Redação - Brazilian Times