Publicado em 13/02/2019 as 8:00am
ICE prende 200 imigrantes na Carolina do Norte em uma semana
Agentes do Departamento de Imigração e Alfândega (ICE, sigla em inglês) prenderam 200...
Agentes do Departamento de Imigração e Alfândega (ICE, sigla em inglês) prenderam 200 imigrantes indocumentados na semana passada, incluindo 27 que trabalhavam em uma fábrica de armas. A agência chamou esta ação, realizada nos Condados de Mecklenburg e Wake, de “nova normalidade”.
As detenções nesses condados - os dois mais povoados no estado – tem sido chamada de retaliação pelo fato de que a região não quer parceria com o ICE através do polêmico programa 287g, no qual os oficiais do xerife examinam um banco de dados federal para determinar se um preso é ou não um imigrante indocumentado. Se os detidos estão aqui ilegalmente, o ICE é contatado e os internos são mantidos presos até que a deportação comece.
Garry McFadden, o novo xerife do Condado de Mecklenburg, não concorda com a lei, dizendo que isso gera desconfiança entre as comunidades de imigrantes.
Os departamentos do xerife nos distritos de Mecklenburg, Wake e Durham cortaram laços com o programa 287g em dezembro, o que levou as autoridades do ICE a fazer mais prisões em vez de processar imigrantes indocumentados já detidos.
Sean Gallagher, o diretor do ICE na Geórgia, Carolina do Norte e Carolina do Sul, disse que quando os condados não cooperam, isso causa mais perigo para seus oficiais. "Esta é a conclusão direta de políticas perigosas de não cooperar com o ICE", disse. “Isso força meus policiais a irem para as ruas para realizar mais fiscalização e prender aqueles que as autoridades locais não querem entregar para as prisões federais”.
Sem a cooperação das agências policiais locais, Gallagher disse que provavelmente haverá um número maior de prisões do ICE nessas comunidades.
"Se eles estiverem no lugar errado e na hora errada, meus oficiais tomarão os prenderão", disse Gallagher na sexta-feira, dia 08.
Das prisões feitas nesta semana, apenas um terço delas foram consideradas prisões colaterais - alguém que vive no país ilegalmente, mas não tem condenações prévias ou pendentes.
O ICE prendeu 27 imigrantes ilegais na terça-feira no Bear Creek Arsenal, um fabricante de armas, a quase uma hora a sudoeste de Raleigh. Destes, 25 estão enfrentando acusações criminais e dois foram acusados de violar as leis de imigração civil, de acordo com a porta-voz da agência, Carissa Cutrell.
A investigação que levou até as prisões no Bear Creek Arsenal durou um ano. Depois de analisar o registro de 200 documentos trabalhistas, o I-9, os funcionários da ICE descobriram que “numerosos” funcionários usavam identidades falsas e números do Social Security falsos no processo de contratação.
O ICE invadiu a instalação sem o conhecimento da City of Sanford.
Dos 200 presos entre segunda e quinta-feira, cerca de 50 deles têm condenações criminais, um quarto deles fugiu da deportação e outros 40 têm processos pendentes contra.
Fonte: Redação Braziliantimes