Publicado em 20/02/2019 as 8:00am
Imigrantes indocumentados são presos em operações de drogas ligadas a cartéis mexicanos nos EUA
Seis imigrantes indocumentados foram presos em uma grande operação de combate às drogas na...
Seis imigrantes indocumentados foram presos em uma grande operação de combate às drogas na Carolina do Norte, ligada a um cartel de drogas mexicano - rival do notório grupo liderado pelo recentemente condenado Joaquín "El Chapo" Guzmán, segundo informações.
Trabalhando sob o cartel de Nova Geração de Jalisco, os seis homens supostamente dirigiram uma elaborada operação de tráfico de drogas na qual grandes quantidades de cocaína e metanfetamina foram transportadas através das linhas estaduais.
Os federais os identificaram como Oscar Rangel-Gutierrez, Régulo Rangel-Gutiérrez, Francisco Garcia-Martínez, Rodolfo Martínez, Raúl Rangel-Gutierrez e Rigoberto Rangel-Gutierrez.
A investigação que levou às prisões começou em março de 2018, quando um informante confidencial disse aos federais que trabalhavam para o novo cartel de Jalisco há vários anos e transportavam grandes quantias de dinheiro das vendas de tráfico de drogas, afirmaram documentos judiciais.
As autoridades disseram que o informante confidencial trabalhou com Oscar Rangel-Guitirrez, o qual disse que transportaria 30 quilos de cocaína e grandes quantidades de metanfetamina do Texas para a Geórgia e Carolina do Norte.
“Membros da equipe investigativa acreditam - com base em interceptações eletrônicas, vigilância e outros fatos descobertos na investigação - que Oscar e Regulo transportaram produtos ilícitos, derivados da venda de narcóticos, quando viajam de Myrtle Beach para Charlotte”, conforme documentos judiciais.
Em 18 de janeiro, as autoridades testemunharam Oscar e Regulo de seu local de trabalho, saindo de Myrtle Beach para se encontrar com o informante confidencial em Charlotte, onde discutiram a obtenção de cocaína.
Então, em 22 de janeiro, um sedan com etiquetas da Carolina do Sul e registrado em nome de Garcia-Martinez foi usado para transportar US $ 80.000 - um pagamento de 3 quilos de cocaína - de Myrtle Beach para Houston(Texas), de acordo com a queixa criminal.
Misty Joyner, que mora perto da casa no leste de Charlotte, onde os agentes disseram que Oscar Rangel-Gutierrez armazenou os medicamentos, disse que não podia acreditar que seus vizinhos estivessem potencialmente envolvidos.
"Apenas devastador", disse Joyner ao WSOC. "Eles eram boas pessoas".
No ano passado, o grupo de direitos humanos Justiça no México informou que o cartel de Nova Geração de Jalisco começou a ganhar poder após a prisão de El Chapo, que foi considerado culpado por um júri do Brooklyn por administrar o cartel de drogas de Sinaloa.
Fonte: Redação Braziliantimes