Publicado em 1/04/2019 as 4:00pm
EUA devem intensificar deportações de requerentes de asilo
Donald Trump pretende endurecer, mais uma vez, a política migratória após aumento no número de imigrantes ilegais detidos na fronteira com o México.
Os Estados Unidos querem enviar de volta ao México requerentes de asilo em velocidade quase cinco vezes maior, informou um oficial do governo norte-americano à agência Associated Press neste sábado (30).
Atualmente, cerca de 60 imigrantes em busca de asilo são devolvidos ao México por dia, em média. O governo dos EUA, porém, espera elevar essa taxa para 300 deportações diárias até o fim da próxima semana, segundo a AP.
Os requerentes de asilo, geralmente, têm direito a entrar nos EUA durante o processo para obter essa condição. Porém, a fila para análise desses casos chega a 700 mil imigrantes, e, portanto, os imigrantes aguardam anos até sair a decisão.
Com a demora, autoridades de fronteira norte-americanas acusam imigrantes ilegais de abusarem do direito em pedir asilo com justificativas falsas. Assim, essas pessoas conseguem viver durante anos no território norte-americano.
Caso se confirme essa aceleração, ela entrará em meio a um novo endurecimento da política migratória pelo presidente Donald Trump. Na sexta-feira, o republicano ameaçou fechar a fronteira do México – ou grande parte dela – se o governo mexicano "não parar imediatamente toda a imigração ilegal vinda para os Estados Unidos".
O presidente do México, Andrés Manuel López Obrador, minimizou a declaração de Trump em entrevista coletiva neste sábado. "Queremos ter uma boa relação com os EUA, não vamos polemizar", disse o mexicano.
"Pensamos que temos de solucionar o problema do fenômeno migratório atendendo às causas: com crescimento, com emprego e bem-estar", declarou López Obrador.
Em seguida, Trump voltou a escrever no Twitter que pretende fechar a fronteira com o México. No entanto, ele suavizou o recado ao governo do país vizinho ao elogiar a legislação local.
"O México deve usar suas fortíssimas leis de imigração para impedir as milhares de pessoas que tentam chegar aos EUA. Nossas áreas de detenção estão lotadas, e nós não vamos mais aceitar [imigrantes] ilegais", tuitou o presidente norte-americano.
Fonte: Redação Braziliantimes