Publicado em 3/04/2019 as 9:00am
Pré-candidato a presidente dos EUA pede mudanças no ICE
O descente de imigrantes, Julián Castro, também prometeu acabar com a criminalização de quem atravessa a fronteira ilegalmente.
O candidato democrata à presidência dos Estados Unidos, Julián Castro, pediu nesta terça-feira (02), que o governo dos Estados Unidos acabem com a criminalização das travessias ilegais de imigrantes na fronteira. Este pedido marca o início de sua campanha rumo às eleições de 2020, para assumir a Casa Branca
O ex-prefeito de San Antonio (Texas) divulgou algumas de suas propostas em um momento em que o presidente Donald Trump está ameaçando fechar a fronteira sul com o México. Castro, que ainda está em busca de apoio em um campo democrata bastante concorrido, está indo mais longe na questão da imigração do que seus rivais, que condenaram amplamente a repressão e a retórica de Trump nas fronteiras.
"A verdade é que os imigrantes que buscam refúgio em nosso país não são uma ameaça à segurança nacional. A imigração não deve ser um problema de justiça criminal", escreveu o presidenciável em seu blog.
Castro é neto de um imigrante mexicano e o único candidato latino a apresentar nome para disputar a presidência em 2020. Ele fez da atuação dura de Trump contra a imigração uma parte central de sua campanha, desde que entrou na disputa, em janeiro, e como outros candidatos, sugeriu caminhos para a cidadania e interrupção da construção de um muro fronteiriço entre os EUA e o México.
Mas sua nova plataforma de governo sobre a imigração, agora, inclui um detalhes que torna ilegalmente julgar criminalmente uma pessoa quando ela é pega atravessando a fronteira.
A política de "tolerância zero" de Trump sobre travessias ilegais na fronteira exigia o julgamento de todos os adultos, mesmo que isso significasse dividir as famílias.
O pré-candidato também está pedindo a reconstituição do Departamento de Imigração e Alfândega dos EUA (ICE, sigla em inglês), dividindo a agência pela metade e colocando os deveres de execução em outro lugar. Outros candidatos foram menos detalhados sobre seus planos para o ICE e alguns pediram para abolir a agência.
Castro anunciou uma manifestação em sua cidade natal, San Antonio, no final deste mês, ao mesmo tempo em que espera que Trump faça uma investida no Texas.
Fonte: Redação Braziliantimes