Publicado em 10/04/2019 as 9:00am
Brasileiros estão entre os 123 imigrantes presos em NJ
O Departamento de Imigração e Alfândega dos Estados Unidos (ICE, sigla em inglês) anunciou a...
O Departamento de Imigração e Alfândega dos Estados Unidos (ICE, sigla em inglês) anunciou a prisão de 123 imigrantes durante uma operação que durou um mês em New Jersey. De acordo com a agência federal, os alvos eram imigrantes com condenações criminais, aqueles que reentraram no país após uma deportação, condenados por dirigir embriagado ou sob influência de droga.
Os imigrantes foram presos nos condados de Bergen, Burlington, Camden, Cumberland, Essex, Hudson, Mercer, Middlesex, Monmouth, Morris, Ocean, Passaic, Somerset e Union. O principal foco era pessoas com antecedentes criminais, aqueles com violações de imigração também foram presos, ou seja, até quem não tinha problema com a justiça foi preso pelo fato de estar vivendo ilegalmente no país.
Segundo o relatório divulgado pelo ICE, 90 por cento dos detidos tinham condenações criminais anteriores ou pendências criminais. "Esta operação se concentra na prisão de indivíduos condenados por crimes graves e que são uma ameaça à segurança pública", disse John Tsoukaris, diretor do Enforcement and Removal Operations (ERO) em Newark.
As prisões acontecem quando a ICE busca políticas mais agressivas em todo o país, inclusive em NJ, visando a prisão e deportação de imigrantes com violações ou registros anteriores e até para aqueles que entraram ilegalmente no país.
O escritório do ERO em Newark informou que seus oficiais prenderam 3.189 pessoas no ano fiscal de 2017, um aumento de 35% em relação ao ano anterior.
Na operação mais recente, os imigrantes presos em todo o estado de NJ incluíam nacionais do México, Equador, Honduras, Jamaica, Brasil, Costa Rica, República Dominicana, Guatemala e Peru.
Os presos tinham entre 19 e 56 anos de idade. A maioria já havia sido presa ou condenada por dirigir sob a influência de álcool. Algumas pessoas também foram presas ou condenações por agressão sexual contra menores, abuso infantil, posse de narcóticos, distribuição de narcóticos, furtos em lojas e violência doméstica.
Esses imigrantes serão colocados em procedimentos de deportação. Aqueles que já tiverem uma ordem final de remoção serão deportados imediatamente.
Fonte: Redação Braziliantimes