Chegou o Classificado do Brazilian Times. Divulgue ou busque produtos e serviços agora mesmo!

Acessar os Classificados

Publicado em 12/06/2019 as 7:00am

Trump diz que "acordo secreto" com México será aplicado quando ele quiser contra imigrantes

O presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, disse nesta terça-feira que, se quiser, pode...

Trump diz que Trump segue com ameaças contra o México para conter imigração ilegal.

O presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, disse nesta terça-feira que, se quiser, pode fazer com que entre em vigor o suposto acordo secreto com o México, contradizendo assim a versão do governo mexicano e uma afirmação que ele próprio havia feito de que, para implementar o pacto, é preciso que antes o Congresso do país vizinho o ratifique. Antes de deixar a Casa Branca rumo ao estado de Iowa, Trump se aproximou dos jornalistas e tirou da jaqueta uma folha de papel dobrada, que agitou na frente de todos, mas sem mostrar o conteúdo.

"Este é o acordo que todo mundo diz que eu não tenho. Vou deixar que o México faça o anúncio (sobre o conteúdo) no momento adequado", afirmou.

Um fotógrafo do jornal "The Washington Post" postou no Twitter posteriormente uma foto ampliada do papel que Trump mostrou à imprensa, e nela era possível ler a parte final do documento, que parecia assinado por membros dos governos americano e mexicano e que não contém grandes revelações.

Esses parágrafos indicam que EUA e México pretendem "dividir a carga em relação ao processamento dos refugiados" e mencionam uma possível ação do governo mexicano para identificar "mudanças" nas suas "leis e regulações nacionais". O documento afirma que "se os EUA determinarem, sob sua discrição e após consulta com o México, após 45 dias desde a data de emissão da declaração conjunta", que as medidas adotadas não foram "suficientes" para reduzir a imigração ilegal, o governo mexicano deverá corrigir a situação.

"O governo do México tomará todos os passos necessários sob as suas leis nacionais para que o acordo possa entrar em vigor (...) em 45 dias", diz o texto.

Trump está desde domingo dizendo que o acordo que o governo americano conseguiu na sexta-feira passada com o mexicano para acabar com a imposição de sobretaxas às importações do país vizinho inclui elementos que ainda não foram anunciados. O secretário das Relações Exteriores do México, Marcelo Ebrard, afirmou ontem que "não há acordo de qualquer espécie que não tenha sido divulgado" e que tudo o que acertado foi divulgado na sexta-feira.

Porém, Trump manteve a versão. "Esta é uma página de um acordo muito longo e muito bom entre o México e os Estados Unidos", enfatizou Trump. De acordo com ele, o governo mexicano ainda não quer tornar público o acordo, porque o conteúdo "teria que ser submetido à aprovação do órgão legislativo". Depois, ao ser perguntado se existe alguma circunstância que o faria revelar o teor, ele respondeu que poderia fazê-lo, e inclusive implementar o pacto, "se os números (de imigrantes ilegais que chegam aos Estados Unidos depois de atravessar o México) não diminuírem muito".

Fonte: Redação Braziliantimes

Top News