Publicado em 17/06/2020 as 4:00pm
Imigrantes colocados em liberdade desafiam “prisão domiciliar” em Massachusetts, afirma juiz
O Procurador Assistente dos Estados Unidos, Thomas Kanwit, disse que “se sente vivendo em um universo paralelo".
Imigrantes indocumentados deixados em prisão domiciliar durante a pandemia do novo coronavírus estão desafiando ordens judiciais com "impunidade", de acordo com uma nota emitida por um juiz. No comunicado ele cita um ex-detento que escapou 17 vezes do monitoramento em um dia.
O mesmo imigrante, segundo as autoridades federais, “foi tão descarado que registrou mais de 129 violações em poucas semanas enquanto estava com tornozeleira eletrônica”.
O Procurador Assistente dos Estados Unidos, Thomas Kanwit, disse que “se sente vivendo em um universo paralelo". Ele afirmou isso durante uma audiência realizada nesta segunda-feira, dia 15, sobre o suposto abuso de fiança, quando o advogado de defesa do imigrante tentou explicar as violações culpando a falta de comunicação.
O juiz William Young, na audiência que foi realizada em videoconferência pela plataforma Zoom, revogou a fiança do imigrante ilegal e ordenou explicações sobre outros que, alegadamente, violam as ordens enquanto estão em liberdade. "Os tribunais não esperam que suas determinações sejam desrespeitadas", disse o magistrado, ao ler uma declaração federal afirmando que outros imigrantes indocumentados que saíram da prisão violaram a prisão domiciliar. Um deles fugiu do perímetro de monitoramento 54 vezes, outros 32 vezes, 19 vezes e 14 vezes. "Quero saber se conseguiremos encontrar essas pessoas", acrescentou o juiz. "Usamos o monitoramento eletrônico por um motivo. Para saber onde eles estão”.
Quando os advogados apresentaram a falta de comunicação para explicar o descumprimento da ordem, o procurador não aceitou. “Você deve ficar em casa. A mensagem foi alta e clara. As violações ainda continuam. Estou surpreso por estarmos discutindo se a fiança deve ser revogada. Eles afrontaram este tribunal”, disse.
Ele acrescentou que um ex-detento cortou sua tornozeleira de monitoramento GPS um dia depois de "agredir sua namorada".
O juiz acrescentou que ele também quer suspender uma liminar emitida em maio em relação ao envio de novos detidos para a prisão do condado de Bristol. O juiz afirmou que além da pandemia, existem outras questões de segurança se muitos imigrantes foram colocados em liberdade, mesmo que monitorada.
O xerife Thomas Hodgson, do condado de Bristol, disse na semana passada que se opõe à forma como dez ex-detentos enviados para casa estão agindo.
Young, no mês passado, criticou Hodgson e os federais por sua "indiferença deliberada" em relação à saúde dos detidos pelo Departamento de Imigração e Alfândega (ICE, sigla em inglês) em meio à pandemia e ordenou o teste COVID-19 para todos os funcionários e detidos da instalação, bloqueando a admissão de novos detidos.
Apoiem os Pequenos negócios. Mantenha a economia girando!
ALPHA DENTAL- Fazemos canal, coroa, implantes, dentaduras, tratamentos cosméticos e muito mais. Estamos localizados no 701 Broadway, Somerville (MA). Tel: 617-764-1454
BACC TRAVEL- Oferecemos as melhores opções de viagem saindo de vários pontos e conexões em todas as cidades dos EUA. Estamos localizados no 362 Somerville Ave., Somerville (MA). Tel: 617-629-2222
L & B AGENCY- a equipe da L&B Agency, LLC, oferece serviços altamente profissionais por um preço sem comparação. Entre os trabalhos oferecidos estão contabilidade, imposto de renda individual e empresarial, notário público, aberturas de empresas, entre outros. Ligue para (617) 651-0719, e fale com Letícia, ou (617) 908-8186, e fale com Bárbara.
Fonte: Redação - Brazilian Times.