Publicado em 29/06/2020 as 4:00pm
Imigrantes descrevem condições precárias à medida que o coronavírus se espalha nos centros de detenção
Durante um certo tempo os imigrantes detidos em um centro de detenção em Farmville, na...
Durante um certo tempo os imigrantes detidos em um centro de detenção em Farmville, na Virgínia, estavam preocupados com a pandemia do novo coronavírus nos Estados Unidos, mas se sentiam seguros dentro dos limites da instalação, pois a situação parecia estável, com poucos ou nenhum caso registrado. Então, um pico repentino surgiu.
Os casos de coronavirus no centro de detenção do Departamento de Imigração e Alfândega (ICE, sigla em inglês) de Farmville, que abriga homens adultos, saltaram para 49 casos nos últimos dias e mais pessoas estão começando a adoecer, de acordo com entrevistas feitas com detidos nesta instalação e advogados que os representam.
Os detidos concordaram em compartilhar sua experiência com a CNN sob a condição de que a emissora se referisse a eles apenas pelo sobrenome, por medo de represálias. "Há muitas pessoas com sintomas de febre, dor de cabeça e vômito", disse Sanchez, de 27 anos. "Quando eles fazem a contagem dos detentos, você tem que ficar de pé e tem muita gente fraca. Um homem desmaiou. Outro foi levado para a unidade médica e depois retornou ao dormitório logo depois”, lembrou.
"As pessoas que preparam nossa comida também estão doentes e continuam sendo enviadas para a cozinha para preparar comida para os internos", disse Gonzalez, 33 anos. "Estou com muito medo agora”.
Tanto os detentos quanto advogados, descreveram a dificuldade de manter o distanciamento social, máscaras faciais de pano que precisam ser trocadas e pessoas doentes devido a doença.
Em todo o país, os centros de detenção para imigrantes continuam a registrar uma crescente disseminação do vírus. Na sexta-feira, preocupações com as condições levaram um juiz federal a exigir a libertação de crianças migrantes mantidas nos três centros de detenção familiar mantidos pelo ICE até meados de julho.
Um relatório divulgado recentemente pelo órgão fiscalizador do governo destacou o aumento dramático nos casos de coronavirus entre detidos sob custódia, começando com um caso em 25 de março e aumentando para 1.312 em 26 de maio.
Deste total, 751 que estão sob custódia do ICE testaram positivo para coronavírus e estão atualmente sob isolamento ou monitoramento.
Os detentos relatam que o centro de Farmville não oferece os cuidados necessários para evitar a propagação do vírus. Eles afirmaram que não recebem material para proteção, tais como máscara facial e produtos para higienização das mãos. O ICE afirmou em um comunicado que, durante a pandemia, "a agência tomou medidas para proteger os detidos e promover o distanciamento social sempre que possível", acrescentando: "Essas contaminações resultaram da transferência de detidos de instalações com populações maiores para aquelas com menos detidos”.
De acordo com a ICE, em 2 de junho, 74 detidos foram transferidos para o centro de detenção de Farmvillem vindos de instalações no Arizona e na Flórida e colocados em quarentena. Deste total, 47 tiveram resultado positivo para coronavírus em 22 de junho.
Apoiem os Pequenos negócios. Mantenha a economia girando!
DENTISTA JOHN PALLOTTA- Fazemos limpeza profunda, limpeza comum, coroas, venneers. Estamos localizados no 19 Muzzey Way, 3rd floor, Lexington (MA). Ligue: (978) 230-9630.
ADVOGADO STEPHEN BANDAR- Imigração e naturalização, reparo de crédito, problemas com débitos, notário público, DUI e cortes. Estamos localizados no 2000 Mass Ave., suite 2, Cambridge (MA). Ligue: (617) 354-3434.
VITÓRIA MEAT MARKET- Loucura nas promoções da Vitória Market. Venha e confira você mesmo. Açougue, pães de queijo, pães de sal, frutas, verduras, biscoitos e muito mais. Estamos em promoção! Temos 5 localizações para melhro lhe atender: Everett, Revere, Peabody, Allston e Lynn. Ligue: (617) 381-4593.
Fonte: Redação - Brazilian Times.