Publicado em 8/07/2020 as 10:00am
Trump deve refazer documentação para acabar com o DACA esta semana
O presidente Donald Trump pode, nesta semana, colocar sua equipe para refazer a papelada e...
O presidente Donald Trump pode, nesta semana, colocar sua equipe para refazer a papelada e tentar “acabar de uma vez por todas com o DACA”, programa criado pelo ex-presidente Barack Obama para proteger da deportação os jovens imigrantes que chegaram aos Estados Unidos quando crianças.
Inicialmente, esperava-se que Trump tentasse rescindir o programa na semana passada, mas foi adiado, de acordo com uma fonte da Casa Branca. Segundo as informações, o presidente pretende reiniciar a briga nesta semana.
O chefe de gabinete da Casa Branca, Mark Meadows, não confirmou a informação, mas afirmou que o presidente está se preparando para uma ação executiva sobre questões de imigração, apesar de não oferecer detalhes sobre o assunto.
A decisão de refazer o processo para acabar com o DACA era amplamente esperado depois que o Supremo Tribunal decidiu, no mês passado, que o governo falhou em fornecer uma justificativa adequada para o término do programa, conforme exigido pela lei federal.
Mas o tribunal deixou claro que Trump tinha autoridade para rescindir o programa, dizendo que o presidente poderia tentar novamente.
"Temos que refazer", disse Trump dias após a decisão. "E tudo vai dar certo para pôr fim ao DACA e aos jovens, que não são mais tão jovens", afirmou.
Mas a decisão da Suprema Corte, escrita pelo juiz John Roberts, não obrigou o governo Trump a apresentar uma nova papelada contra a DACA. O presidente está fazendo isso porque quer realmente acabar com o programa. "Isso não é algo que Trump precisa fazer. A Suprema Corte não disse a ele que ele era obrigado, como ele diz, a refazer a papelada", disse Aaron Reichlin-Melnik, consultor de políticas do Conselho de Imigração Americana.
Ativistas afirmam que o foco renovado de Trump em encerrar o programa provavelmente se tornará uma questão eleitoral importante e poderá colocar em evidência a incapacidade do Congresso de alcançar um acordo de imigração.
Com a queda nas pesquisas eleitorais, nas últimas semanas, o presidente recorreu a questões sobre imigração para apelar aos seus principais apoiadores. Ele assinou uma ordem executiva suspendendo certos vistos de trabalho pelo resto do ano, uma decisão aplaudida por aliados que afirmam que o alvo é proteger os trabalhadores de cidadãos norte-americanos em meio a uma crise econômica.
Trump também visitou o muro da fronteira com o México, no Arizona, no final de junho para destacar a sua promessa registrada em sua campanha de 2016.
Apoiem os Pequenos negócios. Mantenha a economia girando!
DENTISTA JOHN PALLOTTA- Fazemos limpeza profunda, limpeza comum, coroas, venneers. Estamos localizados no 19 Muzzey Way, 3rd floor, Lexington (MA). Ligue: (978) 230-9630.
ADVOGADO STEPHEN BANDAR- Imigração e naturalização, reparo de crédito, problemas com débitos, notário público, DUI e cortes. Estamos localizados no 2000 Mass Ave., suite 2, Cambridge (MA). Ligue: (617) 354-3434.
VITÓRIA MEAT MARKET- Loucura nas promoções da Vitória Market. Venha e confira você mesmo. Açougue, pães de queijo, pães de sal, frutas, verduras, biscoitos e muito mais. Estamos em promoção! Temos 5 localizações para melhro lhe atender: Everett, Revere, Peabody, Allston e Lynn. Ligue: (617) 381-4593
Fonte: Redação - Brazilian Times.