Publicado em 16/07/2020 as 4:00pm
Aproximadamente mil funcionários de centros de detenção para imigrantes estão com Covid-19
Mais de 930 funcionários de empresas privadas que administram centros de detenção de...
Mais de 930 funcionários de empresas privadas que administram centros de detenção de imigração nos Estados Unidos testaram positivo para o novo coronavírus. Esta descoberta aconteceu após testemunhos feitos por executivos da empresa, no Congresso, nesta segunda-feira, dia 13.
Os chefes de quatro empresas - CoreCivic, The GEO Group, Management & Training Corp (MTC) e LaSalle Corrections - que detêm imigrantes sob contrato com o Departamento de Imigração e Alfândega (ICE, sigla em inglês), relataram os dados sobre as infecções entre os funcionários em resposta a perguntas dos legisladores.
O ICE registrou 45 casos de COVID-19 entre seus funcionários diretos em centros de detenção. Mas os demais, no entanto, trabalham para empresas privadas e não estão incluídos na contagem da agência de imigração.
Os legisladores levantaram preocupações sobre a propagação do vírus em quase 70 centros em todo o país. Mais de 3.000 imigrantes sob custódia do ICE testaram positivo para a COVID-19, embora alguns tenham se recuperado ou libertado.
Dois detentos morreram vítimas da doença. Na segunda-feira, um mexicano de 51 anos que havia testado positivo para coronavirus morreu sob custódia do ICE, embora a agência tenha dito que a causa da morte ainda não foi determinada.
A presidente do Comitê de Segurança Interna da Câmara, Kathleen Rice, democrata de New York, disse que houve relatos de funcionários que denunciaram racionamento de equipamentos de proteção individual, atendimento médico inadequado e atraso nos testes.
O CoreCivic disse que cerca de 554 dos seus quase 14.000 funcionários testaram positivos. O GEO Group disse que 167 de seus 3.700 funcionários voltaram com testes positivos, com 69 recuperados e um hospitalizado. A LaSalle disse que tinha 144 funcionários com testes COVID-19 positivos, dos cerca de 3.000 funcionários da empresa, e a MTC disse que 73 de seus 1.200 funcionários também tiveram resultados positivos.
O ICE não comentou os números ou as alegações levantadas na audiência.
Atualmente, existem quase 30 mil detidos sob custódia do ICE, uma queda dramática em relação aos mais de 50 mil imigrantes detidos em média durante o ano fiscal de 2019. As prisões na fronteira dos EUA com o México diminuíram nos últimos meses e os tribunais ordenaram liberações de presos, citando riscos de coronavírus.
Atualmente o ICE enfrenta uma pressão crescente por parte dos membros do Congresso, advogados e ativistas que dizem que a agência não fez o suficiente para testar e controlar a propagação do vírus nos centros de detenção.
Apoiem os Pequenos negócios. Mantenha a economia girando!
BRACK LAW- O seu advogado brasileiro nos EUA. Aplicação para visto de estudante. Ajustamento de status para Green Card. Apelação, cancelamento e suspensão de exclusão e deportação. Asilos e cidadanias. Casos criminais. Divórcios. E muito mais. Estamos localizados no 648 Central Street, Lowell (MA). Tel: 978-453-7225
DENTPLANT- Não deixe para amanhã o que você pode fazer hoje. Cuide de sua saúde bucal! Consulta + exame clínico + raio X $70. Limpeza comum: $120. Estamos localizados em Framingham (508) 872-2624 e Somerville (617) 591-9888.
INVEST REALTY GROUP- Com um vasto conhecimento na área imobiliária e profunda conhecedora das leis que englobam este mercado, Jaqueline pretende ajudar seus clientes a obter o melhor resultado na hora de comprar a sua casa. Informações: (603) 689-4517
Fonte: Redação - Brazilian Times.