Publicado em 17/07/2020 as 5:00pm
Solicitante de asilo pega Covid-19 em centro de detenção do ICE
A história de duas irmãs chamou a atenção da mídia nesta semana. Elas disseram que fugiram...
A história de duas irmãs chamou a atenção da mídia nesta semana. Elas disseram que fugiram de sua cidade, na América Central, pela mesma razão: o medo constante. Uma disse que foi estuprada por um empregador. A outra foi sequestrada por criminosos locais. Ambas viram seus pais pagarem “proteção” a gangues sob ameaças de serem mortos.
Mas enquanto a irmã mais velha, Maria, está se adaptando a uma nova vida na Califórnia depois de pedir asilo em 2013, a mais nova, Katty, que pediu asilo depois de chegar à fronteira em abril, na cidade de El Paso (Texas), está trancada em um centro de detenção, lutando contra a deportação e uma infecção pelo novo coronavírus.
O advogado Ed Beckett, que representa Katty, disse que a jovem de 20 anos, natural da Guatemala, testou positivo após ser colocada em quarentena três vezes com dezenas de outras mulheres no Centro de Processamento de El Paso. “Ela ficou exposta ao vírus quando foi colocada em alojamento onde havia mulheres com sintomas da doença”, afirmou.
"Se uma pessoa tem COVID, todos são colocadas em quarentena", disse Katty. "Eles misturaram as pessoas com sintomas com quem não tinha. Em 14 dias, eu fui colocada quatro vezes em quarentena, junto com pessoas contaminadas”, continuou.
Beckett tentou perante um tribunal, por duas vezes, a liberdade condicional humanitária, mas ambas as tentativas foram negadas. Ele disse que os casos das irmãs ilustram como as chances de permanecer nos Estados Unidos e obter asilo - o que nunca foi fácil – ficou mais complicado sob o governo Trump.
No início desta semana, um relatório mostrou que 3.183 detidos sob custódia do Departamento de Imigração e Alfândega (ICE, sigla em inglês) testaram positivo para o vírus, incluindo 136 no Centro de Processamento El Paso, onde Katty está.
Um porta-voz do ICE disse que os protocolos de segurança da agência em relação a migrantes detidos durante a pandemia incluem o uso de uma "abordagem escalonada" que inclui corte de indivíduos por 14 dias, de acordo com as diretrizes do Centro de Controle e Prevenção de Doenças (CDC, sigla em inglês)”.
"Os detentos que não têm febre ou sintomas, mas atendem aos critérios do CDC para risco epidemiológico, são alojados separadamente em uma única sala ou em grupo, dependendo do espaço disponível", disse a porta-voz Leticia Zamarripa.
Apoiem os Pequenos negócios. Mantenha a economia girando!
ATLAS CABLE- A melhor promoção da Comcast para você ter internet de 1GB. O triple play tem equipamentos HD, 185 canais americanos e lations. Por apenas: $79.99. Estamos localizados no 493 Broadway, Everett (MA). Ligue: (781) 816-7330.
ADVOGADA MICHELLE DA SILVA- Conhecimento, experiência e resultado. Imigração, divórcio, casos criminais. Estamos localizados em Boston (MA). Ligue: (781) 223-6100.
OMNI DENTIX- Dentista para adultos e crianças. Aceitamos todos os planos, inclusive o Masshealth. Especial para novos pacientes. $49 (limpeza e raio X). Estamos localizados no 289 Middlesex Ave., Medford (MA). Ligue: (781) 396-6613.
CUCKOO SIGNS- Gráfica especialista em fazer o seu negócio aparecer. Adesivos. Camisetas. Website. Estamos localizados no 72 Chelsea Street, Everett (MA). Tel: 857-266-3801
Fonte: Redação - Brazilian Times.