Publicado em 27/07/2020 as 7:00pm
Investigação isenta agentes da CBP de mortes de crianças sob custódia na fronteira
Em dezembro de 2018, duas crianças da Guatemala morreram enquanto estavam sob custódia da...
Em dezembro de 2018, duas crianças da Guatemala morreram enquanto estavam sob custódia da Patrulha de Fronteira (CBP, sigla em inglês), no Novo México. Jakelin Caal Maquinand, de sete anos, e Felipe Gomez Alonzo, de oito, morreram algumas semanas após cruzarem a fronteira ilegalmente com seus pais.
Autoridades disseram que essas mortes poderiam ter sido evitadas se os agentes tivessem mais treinamento ou melhor acesso aos cuidados de saúde. "Uma revisão feita nos registros deixou claro que Jakelin e Felipe sofreram mortes terríveis e dolorosas que poderiam ter sido evitadas caso tivessem acesso oportuno a cuidados médicos pediátricos", disse a Dra Fiona Danaher, pediatra do Hospital Geral de Massachusetts.
Segundo Danaher, Jakelin morreu de choque séptico e falência de órgãos e Felipe morreu de pneumonia, mas foi diagnosticado anteriormente com gripe.
"Estas mortes e as de outras quatro crianças sob custódia do governo entre setembro de 2018 e maio de 2019 destacam as deficiências de um sistema de imigração, mal projetado para proteger o bem-estar de crianças vulneráveis", acrescentou a médica.
A congressista Xochitl Torres Small disse que as mortes destacam os problemas que as famílias da zona rural do Novo México enfrentam diariamente. "Não seria necessário a tragédia de duas crianças morrendo sob custódia nos Estados Unidos para aprendermos que algo está errado, mas infelizmente foi o que aconteceu", afirmou.
A congressista disse que quer dar aos agentes ferramentas para realizar um bom trabalho. Ela também disse que quer melhorar o acesso aos cuidados de saúde rurais para que imigrantes e cidadãos possam receber tratamento adequado.
Embora as mortes de ambas as crianças poderiam ter sido evitadas, as autoridades disseram que os agentes da CBP fizeram tudo o que podiam para ajudar as crianças. "E foi o que a investigação descobriu - que nenhum agente foi culpado pela morte dessas crianças", acrescentou Torres Small.
"Mas queremos garantir que eles tenham o sistema de suporte certo para oferecer um bom trabalho e manter essas crianças em segurança também", acrescentou.
Apoiem os Pequenos negócios. Mantenha a economia girando!
ALPHA DENTAL- Fazemos canal, coroa, implantes, dentaduras, tratamentos cosméticos e muito mais. Estamos localizados no 701 Broadway, Somerville (MA). Tel: 617-764-1454
BACC TRAVEL- Oferecemos as melhores opções de viagem saindo de vários pontos e conexões em todas as cidades dos EUA. Estamos localizados no 362 Somerville Ave., Somerville (MA). Tel: 617-629-2222
L & B Agency- A equipe da L&B Agency, LLC, oferece serviços altamente profissionais por um preço sem comparação. Entre os trabalhos oferecidos estão contabilidade, imposto de renda individual e empresarial, notário público, aberturas de empresas, entre outros. Ligue para (617) 651-0719, e fale com Letícia, ou (617) 908-8186, e fale com Bárbara.
Fonte: Redação - Brazilian Times.