Publicado em 17/08/2020 as 8:00am
Brasileiros vítimas de golpe estão a um passo da legalização
Em Agosto de 2019, o jornal Brazilian Times divulgou o caso dos brasileiros que foram vítimas...
Em Agosto de 2019, o jornal Brazilian Times divulgou o caso dos brasileiros que foram vítimas da empresa Millenium Multiservices, comandada por Ildete Francisco, conhecida como Betty. Depois de meses lutando por justiça, os brasileiros finalmente começam a ver uma luz no fim do túnel, já que o atual advogado de imigração deles, o Dr. Kevin Glory, que faz parte da equipe da Total Help, empresa com mais de 20 anos atuando na comunidade brasileira, conseguiu que a justiça americana reconhecesse o caso e aceitou o pedido para dar prosseguimento ao processo. Esse passo é importantíssimo, já que para ter um processo em corte é necessário que a justiça primeiramente reconheça a situação como um caso a ser investigado.
Fazendo um resumo geral, para quem não tenha conhecimento da história, o ocorrido se passa na cidade de Newark, em New Jersey, na qual dezenas de pessoas contrataram a empresa Millenium Multiservices para cuidar de seus casos de imigração, que incluía extensões de visto, troca de status para estudante, dentre outros. Após passarem meses sem as respostas de seus processos, eles descobriram que a Betty nunca havia entrado com seus pedidos junto ao departamento de imigração americana, o USCIS (US Citizenship and Immigration Services). Sabendo disso estes brasileiros foram procurar a Betty e exigir os comprovantes e respostas, mas eram sempre ameaçados por ela que falava que se eles continuassem a reclamar, poderiam ser deportados. Com medo do ICE (U.S. Immigration and Customs Enforcement’s) eles ficaram com medo de procurar justiça. Depois de saberem que várias outras pessoas também foram vítimas, eles se uniram para resolver o caso e procuraram a Total Help e o Advogado Kevin Glory.
Kevin Glory explica o que está fazendo para solucionar o caso destes brasileiros: “Estamos tentando buscar benefícios para este grupo de pessoas baseados no Visto U, pois eles foram vítimas de um crime, nós lutamos bravamente com os procuradores para a aplicação da Lei, para que eles pudessem assinar a certificação, o que era muito importante. O próximo passo é enviar para a imigração e receber deles a aprovação para este benefício. Esse é o processo que estamos fazendo agora. Nosso objetivo é garantir a todos a legalização baseado nesse horrível incidente que aconteceu com eles, se não conseguirmos isso, pelo menos queremos garantir que eles tenham de volta o status que tinham antes de conhecerem a pessoa que deveria ter feito aplicação deles”, explica o advogado.
A CEO da Total Help, Regiane Luna, que está acompanhando o caso destes brasileiros, alerta para que as pessoas tomem muito cuidado quando contratarem este tipo de serviço, que as pessoas tenham referência e que contratem apenas quem tem credibilidade no mercado.
DEPOIMENTO DE ALGUMAS DAS VÍTIMAS SOBRE O QUE SOFRERAM NESTES MESES DE ESPERA
“É difícil falar, pois depositamos nossa confiança em uma empresa, depositamos nossos sentimentos de fazer o correto e ficar legal neste País. Quando nos deparamos com o trabalho que não foi feito, isso gerou um transtorno psicológico muito forte, afetou todos os nossos objetivos. Eu tinha sonhos, queria aprender uma nova língua e regressar com segurança e objetivos alcançados para a nossa família lá no Brasil. De uma hora para outra tudo foi por água abaixo. Isso gerou em mim um transtorno psicológico muito forte”, disse uma vítima da Milleninum.
“Cheguei aos Estados Unidos em 27 de setembro de 2018 com o sonho de conhecer o País, passear, ir a pontos turísticos. Me apaixonei e queria ficar um pouco mais, por isso procurei fazer a extensão da minha estadia com a Millenium, a qual conheci por acaso. A Ildete me garantiu que em um mês receberia o protocolo de estadia. Passaram meses e não recebi nada. Voltei ao escritório e ela me disse que deveria seguir esperando. Descobri que outros brasileiros estavam com o mesmo problema e preocupado, eu fui até o escritório e fui surpreendido, pois o local estava fechado. No mesmo instante, liguei para o escritório da imigração e um agente me informou que não havia nenhum processo em meu nome. Descobri que eu estava fora do status legal naquele momento”, William.
“Nosso sonho inicial era vir conhecer os EUA e se desse certo tentaríamos permanecer legal e estudar inglês. Sou Fonoaudióloga formada e atuo na minha profissão, no Brasil, há mais de 15 anos. Depois deste golpe, fomos obrigados a nos desfazer da nossa clínica lá no Brasil, ficamos privados de voltar ao nosso País. Tenho dois filhos, gêmeos, que foram privados do contato com a família. Buscamos fazer a coisa certa e fomos lesados pela Millenium. Esperamos justiça e confiamos nela”, Laurita.
“Eu e minha noiva já tivemos outras vezes aqui nos EUA, esta é a terceira vez que estamos neste País e sempre buscamos meios legais para entrar e desta vez gostamos e sentimos vontade de ficar mais um pouco. Por isso, buscamos a extensão do nosso visto, com intuito de aprimorar o idioma. Eu e minha noiva conhecemos a Millenium por acaso e contratamos a Ildete para fazer a aplicação, mas o tempo passou e nenhum resposta era dada.
Conversamos com outras pessoas que fizeram o mesmo processo em outro escritório e elas garantiram que não demora muito, então começamos a desconfiar e pressionamos a Ildete por uma resposta e ela sempre tinha uma desculpa dizendo que o protocolo ia chegar, mas nada acontecia. Quando não havia mais resposta plausível, fui ao escritório da Millenium e liguei para o departamento de imigração na frente de Ildete. O agente informou que nunca chegou nenhuma documentação com nosso nome e que não havia nenhum processo de pedido de extensão. Discutimos com ela e o marido dela, o Dony, e ele veio para cima de mim e quase me agrediu. As pessoas precisaram segurar ele, temos tudo gravado em vídeos”. Maycon.
CONTATO:
Total Help
Telefone: 888-633-3355
Site: www.totalhelponline.com
Apoiem os Pequenos negócios. Mantenha a economia girando!
CSI- A solução educacional para estudantes internacionais. Transferência de escolas de idioma. Transferência pós-formatura. Transferência após a conclusão do OPT. Estamos localizados em Chelsea e Worcester (MA). Tel: 888-910-5051.
DENTPLANT- Não deixe para amanhã o que você pode fazer hoje. Cuide de sua saúde bucal! Consulta + exame clínico + raio X $70. Limpeza comum: $120. Estamos localizados em Framingham (508) 872-2624 e Somerville (617) 591-9888.
INVEST REALTY GROUP- Com um vasto conhecimento na área imobiliária e profunda conhecedora das leis que englobam este mercado, Jaqueline pretende ajudar seus clientes a obter o melhor resultado na hora de comprar a sua casa. Informações: (603) 689-4517
Fonte: Redação - Brazilian Times.