Chegou o Classificado do Brazilian Times. Divulgue ou busque produtos e serviços agora mesmo!

Acessar os Classificados

Publicado em 17/08/2020 as 9:30pm

Centenas de manifestantes bloqueiam ônibus com imigrantes em Oregon

Dezenas de agentes federais foram acionados em Bend, Oregon, na noite do dia 12, depois que os...

Centenas de manifestantes bloqueiam ônibus com imigrantes em Oregon Manifestantes bloqueiam ônibus com imigrantes

Dezenas de agentes federais foram acionados em Bend, Oregon, na noite do dia 12, depois que os manifestantes bloquearam o trajeto de ônibus que mantinham duas pessoas detidas por agentes do Departamento de Imigração e Alfândega (ICE), de acordo com testemunhas e vídeos compartilhados nas redes sociais.

Os policiais federais ao local do protesto, um estacionamento de hotel, com capacetes e equipamento tático, conforme relatou Barb Campbell, membro do Bend City Council. Eles usavam dispositivos de controle de multidão, tais como spray de pimenta, e assim conseguiram abrir caminho no meio da multidão, remover os detidos de um dos ônibus e levá-los embora.

O esforço para bloquear os ônibus começou na manhã do dia 12, quando Luke Richter, presidente do grupo ativista Central Oregon Peacekeepers, ouviu de um amigo que oficiais do ICE estavam operando na cidade. Ele conseguiu encontrar os dois ônibus que não tinham identificação e decidiu bloquear o caminho enquanto reproduzia, ao vivo, um vídeo da cena.

Mais tarde, outras pessoas se juntaram ao esforço, incluindo Campbell, que estacionou seu veículo e colocou uma espreguiçadeira na frente de um dos ônibus. Conforme o dia avançava, centenas de manifestantes se aglomeravam. Richter disse que ficou surpreso com a resposta da comunidade.

"Eles não são bem-vindos aqui", disse Richter sobre os agentes dos ICE.

Janet Sarai Llerandi Gonzalez, que lidera uma organização local de apoio aos latinos chamada Mecca Bend, disse que filhos dos imigrantes estavam no local implorando aos motoristas dos ônibus que liberassem seus pais. Quando os agentes federais chegaram para remover os homens, ela disse que membros da família foram violentamente empurrados para o lado. “Isso é algo que talvez nunca pensamos que aconteceria em nossa comunidade”, disse Llerandi Gonzalez.

Não ficou claro por que os homens foram detidos. Em um comunicado, o ICE os acusou de terem um "histórico de comportamento criminoso e violento".

“Embora o ICE respeite os direitos das pessoas de expressar sua opinião pacificamente, isso não inclui aceitar que elas interferiram em suas obrigações na aplicação da lei”, disse o comunicado.

Campbell disse que se os homens tivessem cometido crimes, o Departamento de Polícia da cidade e o Procurador Distrital poderiam cuidar disso sem o envolvimento de oficiais federais. Bend é uma comunidade de cerca de 100.000 pessoas no centro de Oregon - a poucas horas de carro de Portland.

O promotor distrital de Deschutes County, John Hummel, disse que foi ao local para entender melhor o que estava acontecendo, mas não conseguiu obter respostas das autoridades federais sobre quem foi preso e por quê.

Ele Hummel disse que, à medida que a multidão aumentava, ele trabalhava com o gabinete do governador para tentar conversar com autoridades do ICE sobre como resolver as coisas com calma.

“Em vez de tentar controlar a situação, as autoridades federais que estavam no local disseram que chamaram reforços de Portland e Seattle para recuperar os detidos”, disse.

Com o uso da força e usando seus equipamentos para controlar a multidão, os agentes conseguiram retirar os imigrantes do local e levá-los sob custódia.

Os manifestantes fecharam a passagem dos dois veículos

Fonte: Redação - Brazilian Times.

Top News