Publicado em 1/09/2020 as 6:00pm
Imigrante de 50 anos morre sob custódia do ICE após pegar Covid-19
Um homem hondurenho de 50 anos de idade, que estava sob custódia do Departamento de Imigração...
Um homem hondurenho de 50 anos de idade, que estava sob custódia do Departamento de Imigração e Alfândega (ICE, sigla em inglês) morreu em um hospital do Texas após testar positivo para a COVID-19.
De acordo com as informações, o homem estava detido no Centro de Processamento Joe Corley, em Conroe, Texas onde de acordo com estatísticas da agência, 50 pessoas tiveram resultados positivos para a doença desde o início da pandemia.
A causa preliminar do óbito, segundo uma pessoa próxima ao imigrante, foi insuficiência respiratória causada por COVID-19.
O homem é o 19º detido a morrer sob custódia do ICE durante o ano fiscal de 2020. O número total de mortes até agora neste ano fiscal é o maior desde 2006, quando 19 imigrantes morreram de acordo com os registros da agência.
Desde o início da pandemia, detentos e defensores de imigrantes destacaram as ameaças à saúde representadas pela doença altamente contagiosa em centros de detenção do ICE. A agência tentou assegurar aos funcionários do Congresso e à comunidade que examinou cuidadosamente a questão e até libertou alguns detidos “vulneráveis”.
No entanto, os defensores disseram que há problemas inerentes às instalações de detenção, como a falta de espaço necessário para acomodar as diretrizes de distanciamento social adequadas, para proteção contra surtos potencialmente mortais.
Grupos de imigração e ativistas têm usado esses argumentos como uma forma de pressionar por mais liberações.
Em março, os funcionários do ICE começaram a avaliar a população carcerária para localizar detidos “vulneráveis”, incluindo aqueles com mais de 60 anos ou grávidas. Na primavera, a agência relatou que havia libertado mais de 900 detentos como resultado dessa análise.
Desde o dia 27 de agosto, mais de 800 detentos tiveram teste positivo para COVID-19, e mais de 5.000 contraíram a doença enquanto estavam sob custódia.
O número de mortes sob custódia do ICE até agora é mais do que o dobro do último ano fiscal, apesar de uma queda significativa na população de imigrantes detidos. Vários deles morreram após teste positivo para COVID-19.
Apoiem os Pequenos negócios. Mantenha a economia girando!
DENTISTA JOHN PALLOTTA- Fazemos limpeza profunda, limpeza comum, coroas, venneers. Estamos localizados no 19 Muzzey Way, 3rd floor, Lexington (MA). Ligue: (978) 230-9630.
ADVOGADO STEPHEN BANDAR- Imigração e naturalização, reparo de crédito, problemas com débitos, notário público, DUI e cortes. Estamos localizados no 2000 Mass Ave., suite 2, Cambridge (MA). Ligue: (617) 354-3434.
VITÓRIA MEAT MARKET- Loucura nas promoções da Vitória Market. Venha e confira você mesmo. Açougue, pães de queijo, pães de sal, frutas, verduras, biscoitos e muito mais. Estamos em promoção! Temos 5 localizações para melhro lhe atender: Everett, Revere, Peabody, Allston e Lynn. Ligue: (617) 381-4593.
Fonte: Redação - Brazilian Times.