Publicado em 8/09/2020 as 12:00pm
Indocumentados poderão obter licenças profissionais em NJ
O escritório de Murphy disse que a lei, que entrou em vigor imediatamente, beneficiará cerca de 500 mil residentes indocumentados no estado
O status migratório não impedirá mais que milhares de pessoas em New Jersey se tornem médicos, enfermeiras, eletricistas, conselheiros, cosmetologistas e outros profissionais licenciados. O governador Phil Murphy assinou na terça-feira (1) o projeto de lei que permite que os imigrantes obtenham uma licença profissional ou ocupacional no Estado Jardim, que sejam sem documentos, desde que atendam a todos os outros requisitos.
Anteriormente, era necessário ter “presença legal nos Estados Unidos” para se qualificar para uma licença. Esta lei (S2455) remove essa barreira.
O escritório de Murphy disse que a lei, que entrou em vigor imediatamente, beneficiará cerca de 500 mil residentes indocumentados em New Jersey. O escritório também disse que o estado será o primeiro na Costa Leste a promulgar tal lei. Califórnia, Nevada e Novo México estão entre os outros estados com estatutos semelhantes.
Patrocinadores e defensores disseram que isso é especialmente crucial, uma vez que New Jersey continua a lidar com a pandemia do coronavírus e suas consequências econômicas. Isso, eles disseram, vai permitir mais trabalhadores em hospitais e trazer mais pessoas para a força de trabalho do estado em geral.
“Este projeto é uma boa ideia, não importa o que aconteça”, disse Murphy, um democrata progressista assumido, antes de assinar o projeto durante um evento ao vivo no Facebook. “Mas Deus sabe, a pressão e o estresse em nossa profissão médica e de saúde tornaram seu momento e sua urgência ainda mais”.
“New Jersey fica mais forte quando todos têm a oportunidade de contribuir e todos têm a chance de viver o sonho americano”, acrescentou o Governador. “Esta lei envia uma mensagem simples e poderosa de que o status de imigração não pode mais ser usado como uma desculpa para discriminar entre indivíduos igualmente educados, treinados e qualificados”.
Tecnicamente, a lei federal proíbe os empregadores de contratar pessoas que vivem ilegalmente nos EUA. Entretanto, a lei federal permite que os estados passem suas próprias leis para conceder aos imigrantes indocumentados a elegibilidade para certos benefícios estaduais e locais, incluindo licenças profissionais e comerciais.
As duas câmaras do Legislativo de New Jersey, controlado pelos democratas, aprovaram neste verão o projeto de lei patrocinado pelos democratas (S2455), em grande parte segundo as linhas do partido. O Senado estadual a aprovou por uma votação de 26-11, a Assembleia estadual por 47-26.
Apoiem os Pequenos negócios. Mantenha a economia girando!
CSI- A solução educacional para estudantes internacionais. Transferência de escolas de idioma. Transferência pós-formatura. Transferência após a conclusão do OPT. Estamos localizados em Chelsea e Worcester (MA). Tel: 888-910-5051.
GARDINI LAW- Determinados a vencer. Você tem direitos. Imigração. Criminal. Trabalhista. Acidentes de carro. Estamos localizados em Someville e Waltham. Tel: 855-337-8440.
MINEIRÃO MARKET- Venha conhecer nossas promoções. Açougue, verduras, doces, sucos, pães de sal e muito mais. Temos 3 localizações para melhro lhe atender: Somerville, Marlboro e Malden. Ligue: (617) 301-3900.Legenda: