Publicado em 12/10/2020 as 11:00am
Imigrantes e ativistas esperam que Biden reverta política de Trump nas fronteiras
A posição do candidato democrata aumentou as esperanças de alguns imigrantes e ativistas que se opõem à linha dura de Trump com relação à imigração clandestina
Defensores da imigração e até mesmo alguns centro-americanos que pensam em entrar nos EUA estão torcendo pela vitória de Joe Biden em novembro (3), encorajados pela promessa do candidato democrata de desmantelar as políticas na fronteira dos EUA implantadas pelo Presidente Donald Trump. Biden disse que planeja “modernizar” o sistema de imigração dos EUA, trabalhando com a comunidade internacional e combatendo a “imigração irregular”. Ele ainda planeja restabelecer o “compromisso da nação com os requerentes de asilo e refugiados”, de acordo com o site de sua campanha.
A posição do candidato democrata aumentou as esperanças de alguns imigrantes e ativistas que se opõem à linha dura de Trump com relação à imigração clandestina. “Quero Trump fora”, disse uma hondurenha ao Center for Immigration Studies durante uma pesquisa realizada em janeiro no México, informou o jornal Washington Times na quinta-feira (8).
“Vou esperar por isso porque tornaria as coisas mais fáceis de conseguir”, disse ela enquanto segurava uma criança.
A base da campanha de 2016 bem-sucedida do presidente Trump, quando gritos de "Construa aquele muro!" ecoou em seus comícios, a questão da imigração clandestina tem estado quase ausente do palco de debate até agora este ano.
Assim que assumiu o cargo em 2017, Trump deu sequência a uma grande reforma da imigração que incluiu mais de 400 ações executivas sobre a imigração, de acordo com o Migration Policy Institute (MPI). Seu governo também aumentou os regulamentos de fronteira e as restrições de asilo, criou seu programa "Permanecer no México" e tentou encerrar o programa de Ação Diferida para Chegadas na Infância (DACA) da era Obama.
Biden reconheceu "a dor" que foi iniciada sob a administração Obama-Biden com a prática de separações familiares na fronteira EUA-México, e divulgou uma ampla proposta que tentaria implementar se fosse eleito presidente em 3 de novembro.
O ex-vice-presidente disse que priorizaria a restauração do sistema de asilo enquanto trabalhava para encontrar novos métodos de detenção de imigrantes.
“Se eu for eleito presidente, vamos acabar imediatamente com o ataque de Trump à dignidade das comunidades de imigrantes”, disse Biden em agosto durante a Convenção Nacional Democrata. “Vamos restaurar nossa posição moral no mundo e nosso papel histórico como um porto seguro para refugiados e requerentes de asilo”.
Trump ainda não divulgou detalhes sobre seus planos de política de imigração, caso vença o segundo mandato. Entretanto, o Presidente provavelmente continuará trabalhando no muro da fronteira sul e em novas tentativas de desmantelar o DACA, ao mesmo tempo que introduz um sistema de imigração “baseado no mérito” para substituir o sistema atual. Trump ainda não divulgou nenhum detalhe que explique o que o sistema “baseado no mérito” implicaria.
Apoiem os Pequenos negócios. Mantenha a economia girando!
ATLAS CABLE- A melhor promoção da Comcast para você ter internet de 1GB. O triple play tem equipamentos HD, 185 canais americanos e lations. Por apenas: $79.99. Estamos localizados no 493 Broadway, Everett (MA). Ligue: (781) 816-7330.
ADVOGADA MICHELLE DA SILVA- Conhecimento, experiência e resultado. Imigração, divórcio, casos criminais. Estamos localizados em Boston (MA). Ligue: (781) 223-6100.
OMNI DENTIX- Dentista para adultos e crianças. Aceitamos todos os planos, inclusive o Masshealth. Especial para novos pacientes. $49 (limpeza e raio X). Estamos localizados no 289 Middlesex Ave., Medford (MA). Ligue: (781) 396-6613.
CUCKOO SIGNS- Gráfica especialista em fazer o seu negócio aparecer. Adesivos. Camisetas. Website. Estamos localizados no 72 Chelsea Street, Everett (MA). Tel: 857-266-3801
Fonte: Redação Brazilian Times