Publicado em 7/12/2020 as 8:00am
Brasileiros falam sobre retorno do DACA
Na sexta-feira, dia 04, o juiz Nicholas Garaufis deu o prazo de três dias para que o...
Na sexta-feira, dia 04, o juiz Nicholas Garaufis deu o prazo de três dias para que o Departamento de segurança Interna (DHS, sigla em inglês) publique em seu site e em outros administrados pela agência que está a aceitar novas aplicações para o Deferred Action for Childhood Arrivals (DACA). Este programa foi criado na administração Obama, em 2017, com o objetivo de legalizar temporariamente os imigrantes que chegaram aos Estados Unidos quando ainda eram crianças.
Mas desde que assumiu o cargo, há cerca de quatro anos, o presidente Donald Trump fez de tudo para acabar com o programa. Ele emitiu bloqueios, assinou ordens executivas e conseguiu fazer com que o DHS não aceitasse novas inscrições. Mas com a decisão emitida pelo juiz Nicholas, o cenário mudou e animou os “dreamers”, como são chamados os jovens protegidos pelo DACA.
Nas redes sociais, muitos brasileiros celebraram a decisão. O radialista Frilei Bras compartilhou a sua alegria quando soube da notícia e pediu aos seus seguidores e amigos que também compartilhasse. Ele disse que “tudo voltou a ser como era antes de 5 de setembro de 2017. “É uma vitória muito grande para a comunidade imigrante e principalmente para os dreamers”, disse.
Outro que também comemorou a decisão, foi o médico psiquiatra, Mike Mecenas. “O DACA está de volta e nossos dreamers estão aqui para ficar”, disse. “Parabéns a todos que lutaram com todo o seu coração por esta vitória”, continuou.
Mike destacou que a vontade de Trump era acabar de uma vez por todas com o programa e teria conseguido se fosse reeleito. “Agora, os jovens imigrantes podem respiras", celebrou. Para ele, a tentativa foi uma manobra racista, desumana e vingativa do presidente Trump para cancelar o programa que beneficia cerca de 700 mil imigrantes. “Os beneficiários do DACA são nossos amigos, membros da nossa comunidade, nossos acadêmicos, nossos profissionais e nossos soldados. Eles merecem viver e trabalhar sem medo de deportação. Eles merecem um caminho de cidadania para realizar seu potencial de acordo com o ‘sonho americano’, assim como todos nós. Somos uma nação de imigrantes e fechar a porta aos Dreamers teria sido uma traição aos valores que este país defende”, finalizou.
A advogada Norka Schell também compartilhou a sua alegria e destacou que agora os jovens “dreamers” têm a oportunidade de aplicar para a proteção contra a deportação e receber uma autorização para trabalhar no país. Ela também destacou que esta decisão coloca fim a um ato desumano e racista que tinha por objetivo apenas perseguir imigrantes. “Esta é uma grande vitória para a comunidade”, disse.
Heloísa Galvão, presidente do Grupo Mulher Brasileira (BWG, sigla em inglês), celebrou que não apenas uma decisão, “mas uma ordem” do tribunal e deve ser cumprida no prazo exigido. “Agora, a administração federal e os departamentos de imigração restaurarem totalmente o programa DACA”, disse. “Isso significa renovação por dois anos e quem não era beneficiário do programa, agora pode ter a chance”, acrescentou.
Quem também expressou a sua alegria pela decisão foi o radialista Emídio Martins. “Mais uma derrota para a administração do presidente Trump”, disse. “Graças a Deus, um juiz tomou uma decisão que colocou fim à prática desumana e racista que prejudicava milhares de jovens imigrantes”, continuou.
Apoiem os Pequenos negócios. Mantenha a economia girando!
ALPHA DENTAL- Fazemos canal, coroa, implantes, dentaduras, tratamentos cosméticos e muito mais. Estamos localizados no 701 Broadway, Somerville (MA). Tel: 617-764-1454
BACC TRAVEL- Oferecemos as melhores opções de viagem saindo de vários pontos e conexões em todas as cidades dos EUA. Estamos localizados no 362 Somerville Ave., Somerville (MA). Tel: 617-629-2222
L & B Agency- A equipe da L&B Agency, LLC, oferece serviços altamente profissionais por um preço sem comparação. Entre os trabalhos oferecidos estão contabilidade, imposto de renda individual e empresarial, notário público, aberturas de empresas, entre outros. Ligue para (617) 651-0719, e fale com Letícia, ou (617) 908-8186, e fale com Bárbara.
Fonte: Redação Brazilian Times