Publicado em 3/01/2021 as 6:00pm
Após imigrante grávida ser assassinada, organização aquece debate sobre injustiça enfrentada por imigrantes no Mississippi
No dia 29 de dezembro, a comunidade de imigrantes de Canton, no Mississippi, acordou com a...
No dia 29 de dezembro, a comunidade de imigrantes de Canton, no Mississippi, acordou com a notícia de mais um suposto roubo que terminou em tragédia. Na madrugada, Martina Ramirez, 19, junto com seu irmão, Faustino Ramirez, 20, e o feto em sua barriga foram mortos.
A filha de um ano de Ramirez levou um tiro no rosto e está atualmente na University of Missouri Health Care. O irmão adolescente de Ramirez, Robert Ramirez, de 15 anos, escapou com vida se escondendo dos agressores.
A Immigrant Alliance for Justice and Equity (IAJE) conectou-se a Noah, um membro desta família, que disse: “Naquela noite, enquanto eu estava no trabalho, recebi um telefonema de meu irmão com a triste notícia. Fui o mais rápido que pude para a casa da minha irmã, mas era tarde demais. Esta é a segunda vez que a casa do meu irmão é arrombada. Os ladrões deviam saber que uma das pessoas que moravam lá iria para New York na quinta-feira e tinha dinheiro. Eu não entendo por que eles tiveram que matar uma mulher grávida e seu filho.
Este é apenas um exemplo de uma tendência alarmante, embora longa, de violência contra os imigrantes que até o chefe de polícia de Canton, Otha Brown, reconhece. Em um comunicado à imprensa divulgado na terça-feira, dia 29, o ele disse: “Sabe-se que os hispânicos têm muito dinheiro guardado eles, que não vão ao banco. E as pessoas estão invadindo e roubando suas casas para pegar este dinheiro”.
Ao pesquisar esta história, a IAJE encontrou muitos residentes de Canton que afirmam que as comunidades hispânicas são alvos de violência há anos. “Por meio de nosso trabalho em todo o estado, descobrimos que as comunidades imigrantes em todo o Mississippi estão desprotegidas pelos responsáveis em aplicar a lei, tanto local quanto municipal e, muitas vezes, negligenciadas pelos serviços de emergência”, afirmou a organização.
Noah disse: “O dono da casa chegou antes de mim e disse que minha cunhada ainda estava viva (quando ele chegou lá). Isso é o que mais me entristece. Se ao menos a ambulância tivesse chegado mais rápido, ou se a polícia tivesse agido mais rápido ou com mais justiça. A polícia estava rindo quando eu cheguei lá, nem mesmo o pessoal da ambulância estava do nosso lado. Quero que a polícia faça algo desta vez”.
Historicamente, as pessoas de cor no Mississippi têm sido alvos de violência policial e enfrentam discriminação por parte dos profissionais de saúde. À luz dessas trágicas mortes, a IAJE está convocando as comunidades negras, pardas e imigrantes a se unirem para manterem umas às outras seguras.
“Exigimos responsabilidade do Departamento de Polícia de Canton. Exigimos que o departamento de polícia faça uma declaração dirigindo-se à comunidade imigrantes que enfrenta tantos desafios, desde a ameaças do Departamento de Imigração e Aslfândega (ICE, sigla em inglês) ao medo do crime e da violência contra eles, até à COVID-19. Queremos a garantia de que a polícia protegerá todos e cada um dos residentes de Canton, como juraram fazer. Exigimos que este horrível assassinato não seja ignorado ou esquecido, que todas as comunidades se sintam seguras e essas três mortes não serão em vão”, afirmou a direção da IAJE.
A Immigrant Alliance for Justice and Equality (IAJE) é uma organização estadual fundada por um imigrante para imigrantes como um lar político onde os imigrantes e seus filhos são incentivados a educar, capacitar e organizar uns aos outros para melhorar suas comunidades. Encontre IAJE nas redes sociais: @IAJEofMS. Apoiem os Pequenos negócios. Mantenha a economia girando!
BACC TRAVEL- Oferecemos as melhores opções de viagem saindo de vários pontos e conexões em todas as cidades dos EUA. Estamos localizados no 362 Somerville Ave., Somerville (MA). Tel: 617-629-2222
OMNI DENTIX- Dentista para adultos e crianças. Aceitamos todos os planos, inclusive o Masshealth. Especial para novos pacientes. $49 (limpeza e raio X). Estamos localizado no 289 Middlesex Ave., Medford (MA). Ligue: (781) 396-6613.
CUCKOO SIGNS- Gráfica especialista em fazer o seu negócio aparecer. Adesivos. Camisetas. Website. Estamos localizados no 72 Chelsea Street, Everett (MA). Tel: 857-266-3801
Fonte: Redação - Brazilian Times.