Chegou o Classificado do Brazilian Times. Divulgue ou busque produtos e serviços agora mesmo!

Acessar os Classificados

Publicado em 2/01/2021 as 9:00pm

Centenas de requerentes de asilo cubanos bloqueiam ponte entre México e EUA

Na terça-feira, dia 29, e quarta-feira, dia 30, cerca de 300 imigrantes cubanos bloquearam por...

Centenas de requerentes de asilo cubanos bloqueiam ponte entre México e EUA Cubanos bloquearam a ponte e exigiram direitos de esperar processo de asilo nos EUA

Na terça-feira, dia 29, e quarta-feira, dia 30, cerca de 300 imigrantes cubanos bloquearam por oito horas, uma ponte na Ciudad Juárez, no México, que faz fronteira com os Estados Unidos. Eles exigiam o direito de abrir seus processos de asilo em território estadunidense.

De acordo com as informações, eles gritavam "queremos passar, queremos passar" e se posicionaram na faixa de pedestres da ponte Paso del Norte, na fronteira com o Texas, sob baixas temperaturas.

Para evitar que o manifesto se tornasse maior ou que eles entrassem no país as autoridades dos EUA colocaram arame farpado na beira do viaduto e mobilizaram a tropa de choque. "Movimento não autorizado além deste ponto levará à prisão", advertiu um agente através de um alto-falante.

Os migrantes denunciaram que enquanto aguardavam seus processos em território mexicano, tiveram seus direitos violados. "Não saímos de Cuba para morar aqui no México. A polícia mexicana nos maltrata muito, pede dinheiro para tudo, nos sequestra. Há muita violência", denunciou Laura García.

Elier Rojas, um migrante cubano que está em Ciudad Juárez há cerca de um ano, mostrou pancadas na cabeça e garantiu que foi atingido por policiais de Ciudad Juárez. O governo mexicano não se pronunciou sobre as denúncias.

Jonathan Castro disse à agência Reuters que passou um ano e oito meses no México depois de tentar pedir asilo nos EUA. Como muitos outros cubanos, ele foi enviado de volta pela fronteira. "Estamos fartos de esperar", disse ele, acrescentando que o grupo se formou na fronteira depois que circulou a notícia de que as autoridades dos EUA estavam preparadas para deixá-los passar.

Os Estados Unidos enviaram cerca de 60 mil migrantes para o território mexicano, a maioria deles da América Central e de outros países latino-americanos, sob o programa Fique no México, imposto pelo presidente dos Estados Unidos, Donald Trump.

Essa política prevê que os requerentes de asilo que chegam à fronteira sul do país aguardem em território mexicano a resolução de seus casos. Mas a emergência de saúde derivada da disseminação da covid-19 em ambas as nações colocou os procedimentos em espera.

Após as enormes caravanas do fim de 2018 e início de 2019, Trump ameaçou o México com sanções comerciais se não tomasse medidas para conter a onda de imigração. O presidente mexicano, Andrés Manuel López Obrador, então enviou cerca de 26 mil militares para suas fronteiras norte e sul.

Apoiem os Pequenos negócios. Mantenha a economia girando!

BRACK LAW- O seu advogado brasileiro nos EUA. Aplicação para visto de estudante. Ajustamento de status para Green Card. Apelação, cancelamento e suspensão de exclusão e deportação. Asilos e cidadanias. Casos criminais. Divórcios. E muito mais. Estamos localizados no 648 Central Street, Lowell (MA). Tel: 978-453-7225

DENTPLANT- Não deixe para amanhã o que você pode fazer hoje. Cuide de sua saúde bucal! Consulta + exame clínico + raio X $70. Limpeza comum: $120. Estamos localizados em Framingham (508) 872-2624 e Somerville (617) 591-9888.

CHINATTI REALTY GROUP- Com um vasto conhecimento na área imobiliária e profunda conhecedora das leis que englobam este mercado, Jaqueline pretende ajudar seus clientes a obter o melhor resultado na hora de comprar a sua casa. Informações: (603) 689-4517

 

Top News