Publicado em 28/01/2021 as 7:00pm
Organizações determinam prioridades para imigrantes na Pensilvânia
O presidente dos Estados Unidos, Joe Biden, em breve tentará aprovar sua proposta de...
O presidente dos Estados Unidos, Joe Biden, em breve tentará aprovar sua proposta de imigração no Congresso. À medida que uma nova sessão legislativa está em andamento no Capitólio do estado, grupos de defesa dos imigrantes definem suas prioridades para a Pensilvânia.
Depois de passar grande parte do outono se organizando para conseguir votos, membros da organização CASA estão convocando legisladores para apoiar várias iniciativas, incluindo permitir que imigrantes indocumentados se qualifiquem para ter igualdade nas mensalidades nas 14 universidades estatais e nas faculdades comunitárias.
Durante uma videoconferência com membros e vários legisladores estaduais democratas, Mary Lou Saldaña, do condado de Dauphin, disse que voltou à escola para obter seu GED e que deseja se tornar enfermeira. Mas sem papéis, suas opções são limitadas. “Igualdade nas mensalidades e acesso às universidades para todos, independentemente do status de imigração, fará uma enorme diferença, não apenas para pessoas como eu, mas também em nossa economia, em nossas comunidades”, disse ela.
O deputado Manny Guzman, do condado de Berks, disse que ele e outros legisladores estão patrocinando um projeto de lei para tornar as mensalidades estaduais e as bolsas da Agência de Assistência ao Ensino Superior da Pensilvânia (PHEAA, sigla em inglês) acessíveis a residentes sem documentos. “Como legisladores, esse é o dinheiro que podemos determinar o seu uso, para garantir que, se você se candidatar a uma bolsa da PHEAA, possa obtê-la independentemente de seu status de imigração”, disse ele.
Os legisladores de ambas os partidos já tentaram mudanças semelhantes antes. Quando era senador estadual, o congressista republicano Lloyd Smucker apresentou a chamada “Lei dos Sonhos da Pensilvânia”, baseada na lei de Maryland de 2012. Ele tentou aprovar o projeto em 2013 e 2015 e ambas as vezes, a proposta foi encaminhada ao Comitê de Educação, mas nunca foi votado.
Outra proposta com histórico de insucesso na Assembleia Geral, até o momento, foi o de conceder aos indocumentados a oportunidade de obter carteira de habilitação emitida pelo estado. Ela vem quase 20 anos depois que legisladores estaduais votaram para exigir que os candidatos aos documentos tenham um número de previdência social (Social Security). Várias organizações, incluindo a CASA e o Movimento para Líderes Imigrantes da Pensilvânia, deram seu apoio à medida.
Em um vídeo publicado ao vivo no Facebook, na mesma noite do evento do CASA, Luis Larin, coordenador estadual da Driving PA Forward Coalition, disse que esperava que o projeto fosse reintroduzido na semana do dia 25 de janeiro.
Defensores na Pensilvânia apontaram a lei da carteira de motorista de New Jersey em seus pedidos por uma solução que forneça proteção de privacidade para os titulares do documento.
Essa lei estava prevista para entrar em vigor no dia 1º de janeiro, em New Jesey, mas a implementação foi adiada devido à pandemia da COVID-19, de acordo com a Comissão de Veículos Motorizados.
Apoiem os Pequenos negócios. Mantenha a economia girando!
DENTISTA JOHN PALLOTTA- Fazemos limpeza profunda, limpeza comum, coroas, venneers. Estamos localizados no 19 Muzzey Way, 3rd floor, Lexington (MA). Ligue: (978) 230-9630.
ADVOGADO STEPHEN BANDAR- Imigração e naturalização, reparo de crédito, problemas com débitos, notário público, DUI e cortes. Estamos localizados no 2000 Mass Ave., suite 2, Cambridge (MA). Ligue: (617) 354-3434.
VITÓRIA MEAT MARKET- Loucura nas promoções da Vitória Market. Venha e confira você mesmo. Açougue, pães de queijo, pães de sal, frutas, verduras, biscoitos e muito mais. Estamos em promoção! Temos 5 localizações para melhro lhe atender: Everett, Revere, Peabody, Allston e Lynn. Ligue: (617) 381-4593.
Fonte: Da redação