Publicado em 10/02/2021 as 3:00pm
ACLU processa ICE e cita criança deportada de Massachusetts
Apontando para o caso de uma criança expulsa de Massachusetts para a Guatemala, a American...
Apontando para o caso de uma criança expulsa de Massachusetts para a Guatemala, a American Civil Liberties Union (ACLU) anunciou nesta terça-feira, dia 09, que abriu um processo contra o governo federal por causa de uma política da era Trump que expulsava requerentes de asilo sob uma lei de saúde pública.
A ACLU e a Fish & Richardson PC, uma firma de advocacia com sede em Boston, entraram com um novo processo contestando a política do ex-presidente Donald Trump que usa a Lei de Serviços de Saúde Pública do Título 42 do Código dos EUA para expulsar requerentes de asilo, mesmo que eles estejam fugindo do perigo e ameaças em seus países de origem.
O processo é um esforço para colocar sete requerentes de asilo em segurança, incluindo quatro crianças, que, de acordo com a organização, foram expulsas ilegalmente pelo Departamento de Segurança Interna (DHS, sigla em inglês) em outubro e novembro do ano passado sob a ordem do Título 42.
“Durante sua presidência, Trump desmantelou proteções legais para pessoas que buscavam segurança em nosso país e sob o pretexto de saúde pública, ele causou mais sofrimento aos requerentes de asilo”, disse Carol Rose, diretora executiva da ACLU em Massachusetts. “Nossa luta por essas famílias continua a menos que o governo Biden acabe com essa prática cruel de uma vez por todas”.
De acordo com a política de seu governo, o ex-presidente republicano autorizou os funcionários do DHS a deter e expulsar imigrantes, incluindo menores desacompanhados e famílias. A ACLU acusa o governo federal de fazer isso sem seguir quaisquer requisitos processuais da lei de imigração.
Entre 1º de abril e 31 de outubro de 2020, a Patrulha de Fronteira dos EUA fez quase 308 mil expulsões sob o Título 42, apesar do fato de que a lei de saúde pública dentro do Código dos EUA autoriza apenas quarentenas e não expulsões do país, de acordo com a ACLU.
Até o momento, o presidente Joe Biden não revogou esta ordem de Trump, embora seu governo tenha afirmado que não é sua política expulsar crianças desacompanhadas.
“Especialistas em saúde pública também criticaram a regra, observando que ela expulsa os requerentes de asilo sem qualquer justificativa de saúde pública”, afirmou a ACLU em um comunicado.
Em novembro, a organizalão ganhou uma liminar em uma ação coletiva que contestava a ordem do Título 42 em nome de crianças desacompanhadas que buscavam proteção nos EUA. Dois meses depois, um tribunal federal de apelações suspendeu a liminar, permitindo que menores não acompanhados fossem expulsos.
No mês passado, a ACLU abriu outra ação coletiva para impedir a expulsão de famílias de imigrantes sob o Título 42. Um dos arrolados no processo é uma criança desacompanhada que, enfrenta perseguição, violência e fugiu de sua casa, na Guatemala, para buscar segurança com parentes em Massachusetts.
Em vez de encaminhar a menina a um juiz de imigração, o DHS é acusado de detê-la e colocá-la em um avião de volta ao seu país de origem, de acordo com a ACLU. Outros demandantes incluem duas famílias da América Central que foram expulsas e deixadas em perigosas cidades na fronteira mexicana.
Apoiem os Pequenos negócios. Mantenha a economia girando!
DENTISTA JOHN PALLOTTA- Fazemos limpeza profunda, limpeza comum, coroas, venneers. Estamos localizados no 19 Muzzey Way, 3rd floor, Lexington (MA). Ligue: (978) 230-9630.
ADVOGADO STEPHEN BANDAR- Imigração e naturalização, reparo de crédito, problemas com débitos, notário público, DUI e cortes. Estamos localizados no 2000 Mass Ave., suite 2, Cambridge (MA). Ligue: (617) 354-3434.
VITÓRIA MEAT MARKET- Loucura nas promoções da Vitória Market. Venha e confira você mesmo. Açougue, pães de queijo, pães de sal, frutas, verduras, biscoitos e muito mais. Estamos em promoção! Temos 5 localizações para melhro lhe atender: Everett, Revere, Peabody, Allston e Lynn. Ligue: (617) 381-4593.