Publicado em 14/05/2021 as 11:30am
Motorista de caminhão que transportava imigrantes é acusado de tráfico humano
Quarenta e um imigrantes indocumentados foram encontrados no local e detidos por agentes especiais do HSI
Um motorista residente em Dallas (TX), preso na quinta-feira (6), em San Antonio (TX), enfrenta acusações criminais federais relacionadas ao seu suposto envolvimento no contrabando de um grande grupo de imigrantes indocumentados. A Homeland Security Investigations (HSI) está investigando o caso com a ajuda do Departamento de Polícia de San Antonio (SAPD).
O réu Aron Bernard Griffin, de 49 anos, foi preso sem incidentes. Na sexta-feira (7), ele compareceu a um juiz do tribunal federal dos EUA que o acusou de contrabandear imigrantes indocumentados.
De acordo com os documentos do tribunal, vários membros da comunidade preocupados ligaram para o 911 para relatar vários indivíduos dentro da carroceria do caminhão que Griffin estava dirigindo.
O reboque do trator parou em um posto de gasolina na rodovia interestadual 10 East, em San Antonio. Quarenta e um imigrantes indocumentados foram encontrados no local e detidos por agentes especiais do HSI. Griffin admitiu a agentes que havia feito um acordo com outra pessoa para ser pago por pegar os indivíduos em Laredo e transportá-los para San Antonio.
Se condenado, Griffin enfrenta a pena máxima de 10 anos de prisão. A procuradora assistente dos EUA, Daphne Newaz, no Distrito Ocidental do Texas, está processando o caso.
Uma queixa criminal é apenas uma alegação e o réu é presumido inocente até que seja provado ser culpado.
A HSI é uma diretoria e o principal braço investigativo do Departamento de Segurança Interna dos EUA (DHS), responsável por investigar crimes e ameaças transnacionais, especificamente aquelas organizações criminosas que exploram a infraestrutura global por meio da qual o comércio internacional, viagens e finanças se movem. A força de trabalho da HSI de mais de 10.400 funcionários consiste em mais de 7.100 agentes especiais designados para 220 cidades nos Estados Unidos e 80 locais no exterior em 53 países. A presença internacional da HSI representa a maior presença do DHS de aplicação da lei investigativa no exterior e uma das maiores redes internacionais na aplicação da lei dos EUA.