Publicado em 22/06/2021 as 12:00pm
Brasileiros indocumentados nos EUA podem impactar processos de vistos, afirma escritório de advocacia no Brasil
O escritório Toledo e Advogados Associados, que é especializado em direito internacional,...
O escritório Toledo e Advogados Associados, que é especializado em direito internacional, imigração, investimentos e negócios internacionais, atua há quase 20 anos com foco na orientação de indivíduos e empresas em seus processos. Nesta semana, o escritório compartilhou um artigo no qual afirma que brasileiros que vivem em situação ilegal nos EUA podem impactar processos de vistos.
O advogado Daniel Toledo disse que leu uma notícia que o deixou preocupado. Ela falava sobre aproximadamente 150 brasileiros que são detidos diariamente na fronteira do México com os Estados Unidos, tentando entrar ilegalmente no país com a ajuda de coiotes ou outros esquemas que envolvem diversos riscos.
“Por conta disso, busquei alguns outros dados e encontrei informações ainda mais assustadoras, pois o número de brasileiros tentando atravessar a fronteira ilegalmente chega a 163 diariamente. Fazendo uma comparação simples, anualmente essas tentativas somam a quantidade de pessoas na cidade de Vinhedo, no interior de São Paulo, que possui cerca de 30 mil habitants”, disse.
Além dos que tentam entrar ilegalmente, existem os que entram com Visto, mas ultrapassam o período de permanência e acabam ficando em situação ilegal. “Em qualquer um dos casos, o perigo para o Brasil é enorme”, afirmou.
Alguns outros números podem descrever tamanha irregularidade: de janeiro a maio de 2021 quase 22 mil pessoas buscaram entrar nos Estados Unidos de forma ilegal, sendo que no ano de 2019 no total foram 18 mil.
Ele explicou que anos atrás, brasileiros interessados em entrar nos EUA, normalmente da classe média ou classe média alta, buscavam chegar ao país de maneira estruturada e regular, com um solo firme, como fonte de renda declarada, autorização para trabalhar, seja com um Visto E2 ou um Visto L, mas sempre de maneira organizada, o que fez essas pessoas prosperarem. “Desde 2019 percebemos que todas as pessoas queriam uma oportunidade fora do Brasil, fossem por razões econômicas, de segurança, educação, entre outros, afinal todos querem uma perspectiva melhor para si ou para a família”, acrescentou.
O grande problema é que o Brasil não está perdendo apenas a mão de obra intelectual e qualificada, mas também a força motriz, aqueles que realizam trabalhos fundamentais para tudo funcionar normalmente e vão para outros países (não somente os Estados Unidos) para colocar a mão na massa.
Ainda assim, quando essas pessoas tentam entrar em um lugar ilegalmente, elas impactam em diversos outros setores. Um bom exemplo é o Visto de turismo ou de estudantes, que pode ser impactado quando o número de brasileiros passa a viver ilegalmente no país e ficam cada vez mais difíceis de adquirir.
“Sabemos que quem faz esse tipo de imigração ilegal são pessoas desesperadas, mas claramente eu sou contra essas atitudes, uma vez que essas pessoas podem prejudicar a si mesmas ao serem pegas e deportadas, mas também porque impactam outras determinações dos órgãos de imigração americanos”, destacou. “Eu vi alguns vídeos de um youtuber e, em um deles, ele falou sobre como as pessoas se planejam para realizar essas viagens. Uma das críticas do youtuber é que às vezes as pessoas se sujeitam a pagar até 20 mil dólares para um coiote fazer a travessia, sendo que esse valor poderia ser utilizado para fazer cursos de especialização, estruturar a mudança ou mesmo contratar um headhunter para encontrar uma vaga adequada e partir disso solicitar um visto para entrar no país legalmente. A realidade é que o indivíduo que paga um coiote está desperdiçando dinheiro”, continuou.
Daniel Toledo é advogado da Toledo e Advogados Associados. Para mais informações, acesse: www.toledoeassociados.com.br. Toledo também possui um canal no YouTube com quase 110 mil seguidores (www.youtube.com/danieltoledoeassociados) com dicas para quem deseja morar, trabalhar ou empreender internacionalmente.
Apoiem os Pequenos negócios. Mantenha a economia girando!
ATLAS CABLE- A melhor promoção da Comcast para você ter internet de 1GB. O triple play tem equipamentos HD, 185 canais americanos e lations. Por apenas: $79.99. Estamos localizados no 493 Broadway, Everett (MA). Ligue: (781) 816-7330.
VICTORIA REALTY- Venha realizar o seu sonho de morar na Flórida- Compra, venda e aluguel. Agente vai achar o lugar perfeito para você investir, ou morar na Flórida. Alugamos casas para temporada de férias. Ligue para Marcia Aguiar: (321) 286-6038 ou Andressa Santos: (407) 729-6983.
Seguros- Barato, completo e confiável. Não cobramos entrada para começar o seguro. Cotações grátis e sem compromisso: -Automóvel-Comercial-Aluguel-Residêncial. Gabrielli Lopes, Agente Licenciada: (781) 608-8547- Whats App - (978) 212-9641- Office. Email: insurance@glopes.org