Publicado em 6/08/2021 as 12:00pm
Brasileiro detido em Plymouth (MA) está impedido de ver a família há meses, relatam ativistas
Os Estados Unidos registraram nos últimos meses um grande aumento de imigrantes presos em...
Os Estados Unidos registraram nos últimos meses um grande aumento de imigrantes presos em centros de detenção espalhados pelo país. Junto com este crescimento, de acordo com relatos de ativistas e dos próprios detidos, estão o tratamento desumano aplicado pela maioria dos guardas.
Imigrantes relatam que sofreram insultos racistas e abusos dos guardas e assédio por outros detentos, principalmente quando é um homossexual.
O número de detidos mais do que dobrou desde o final de fevereiro, chegando a 27.000 no final de julho, de acordo com os dados mais recentes divulgados pelo Departamento de Imigração e Alfândega (ICE, sigla em inglês).
O aumento das detenções é um ponto sensível para os aliados pró-imigração do presidente Joe Biden, que esperavam que ele revertesse a abordagem linha-dura de seu predecessor, o republicano Donald Trump.
Biden fez uma campanha para acabar com a detenção “prolongada” e o uso de prisões privadas para prender imigrantes. “Não estamos entendendo o que realmente ele está fazendo”, disse Silky Shah, diretora-executiva da Detention Watch Network, que defende o fim imediato da detenção de imigrantes. “Ainda há tempo para mudar as coisas, mas suas políticas até agora não corresponderam à retórica de sua campanha”, acrescentou.
Enquanto Biden não age, os maus-tratos contra imigrantes continua a acontecer. Organizações denunciam casos de abuso, negligência médica, racismo e outros atos desumano.
Um dos casos citados pelos ativistas é o de um brasileiro que está detido na Casa de Correções do Condado de Plymouth, em Massachusetts. junto com outros detentos, Flavio Andrade Prado enviou enviiu uma carta em junho aos defensores dos imigrantes, detalhando várias questões, inclusive restrições às visitas.
A esposa dele, Allison Cullen, disse que não pode visitar o marido desde antes da pandemia. O filho mais novo do casal tinha apenas alguns meses quando Flavio foi detido, e ele não vê sua filha, agora com 2 anos, há meses, de acordo com ela.
A mulher, que é uma cidadã dos Estados Unidos e vive em Brockton, disse que a família vive no limbo. “Não existe uma maneira fácil de falar com meus filhos sobre o que está acontecendo e quando papai voltará para casa”, se emocionou.
A família espera que a luta dos ativistas e o governo Biden realmente surtam efeitos positivos para os trabalhadores imigrantes que se encontram detidos e sofrendo maus-tratos nas prisões.
(com informações da Associated Press)
Apoiem os Pequenos negócios. Mantenha a economia girando!
ADVOGADA MICHELLE DA SILVA- Conhecimento, experiência e resultado. Imigração, divórcio, casos criminais. Estamos localizados em Boston (MA). Ligue: (781) 223-6100.
WRA REALTY- Flórida- As melhores oportunidades da Flórida. Deixe nossos especialistas encontrarem a oportunidade certa para você! Encontramos a melhor opção para você investir o seu dinheiro na Flórida e aumentar o seu rendimento. Invista em PROPRIEDADE! Fale com a corretora brasileira Fernanda Pizzamiglio. Tel: (508) 364-4606. Endereço: 7065 Westpoint Blvd. Suite 102- Orlando, FL 32835. Email: nandapizza@hotmail.com. Site: www.wra-usa.com
Nova Estética- Spa & Hair salon. Tratamentos corporais e faciais. Cabeleireiro Unisex. Extensão de cílios e unhas. Ligue e agende. Em Malden (MA). Tel: (781) 605-3916.