Publicado em 8/01/2022 as 11:00am
Quinze imigrantes são detidos na costa da Flórida
Todos eram de Cuba e estavam em um barco de madeira rústica com as palavras “S.O.S. Cuba ” escritas no casco, de acordo com a Patrulha de Fronteira dos Estados Unidos (CBP, sigla em inglês).
Da redação
Na terça-feira, dia 04, um grupo de 15 imigrantes desembarcou na região costeira de Florida Keys. Eles chegaram a Sombrero Beach, na ilha de Middle Keys de Marathon por volta das 9:00 a.m.
Todos eram de Cuba e estavam em um barco de madeira rústica com as palavras “S.O.S. Cuba ” escritas no casco, de acordo com a Patrulha de Fronteira dos Estados Unidos (CBP, sigla em inglês). ]
O chefe da Divisão de Alfândega e Proteção de Fronteiras, Adam Hoffner, disse que o grupo consistia de 12 homens e três mulheres que afirmaram ter saído da região de Matanzas, em Cuba. A chegada deles ocorre quando as autoridades relataram que está se tornando frequente a detenção de cubanos no sul da Flórida.
O governo federal destacou que o ano fiscal começou em 1º de outubro de 2021 e em menos de quatro meses, as tentativas de imigração de Cuba para a Flórida estão alcançando números recordes. De acordo com os dados, até agora 586 cubanos foram detidos. Um número muito alto, comparado ao total de detidos em todo o ano fiscal de 2021 (838 pessoas) e em 2020 (49). Todos foram detidos através da via marítima.
De acordo com os dados da Guarda Costeira, desde o dia 30 de dezembro 119 pessoas foram devolvidas para Cuba. Elas foram detidas em 12 incidentes separados.