Publicado em 12/05/2022 as 8:00pm
Contrabandista abandona barco que afundava e imigrantes quase morrem afogados em NY
De acordo com as informações, as autoridades avistaram o barco no dia 28 de abril, depois que ele saiu de um hotel em Cornwall, Ontário, no Canadá e cruzou o rio St. Lawrence.
Da redação
Autoridades federais disseram que um operador de barco sabia que seus passageiros não sabiam nadar quando ele abandonou seis cidadãos indianos em uma embarcação que afundava durante uma tentativa fracassada de contrabando através do frígido rio St. Lawrence até o norte de New York.
Brian Lazore, um cidadão dos Estados Unidos, foi detido sem direito a fiança na semana passada por acusações de contrabando. Sua advogada de defesa, Gabrielle DiBella, disse que ele é “inocente até que se prove o contrário”.
De acordo com as informações, as autoridades avistaram o barco no dia 28 de abril, depois que ele saiu de um hotel em Cornwall, Ontário, no Canadá e cruzou o rio St. Lawrence.
Documentos judiciais dizem que o barco começou a afundar e Lazore “saiu e nado até a costa”. Os demais passageiros não sabiam nadar.
O barco estava quase completamente submerso quando os bombeiros chegaram. Lazore e os seis passageiros foram posteriormente tratados por hipotermia e depois presos pela Patrulha da Fronteira (CBP, sigla em inglês). “Nós íamos morrer”, disse um dos passageiros às autoridades, segundo documentos judiciais. “A polícia nos salvou”, acrescentou.
Outro passageiro disse às autoridades que “sabia que essa não era uma maneira típica de entrar nos EUA”.
Lazore foi acusado de crime de “contrabando de imigrantes”.
Matthew Rourke, chefe do Departamento de Polícia de Saint Regis Mohawk, disse que “a excelente cooperação entre as forças de segurança e os serviços de resgate evitou o que poderia ter sido uma tragédia”.