Publicado em 3/06/2022 as 4:00pm
Polícia de Miami Beach é criticada por viatura com tema do Orgulho Gay
Um departamento de polícia da Flórida recebeu uma enxurrada de críticas depois de lançar um...
Um departamento de polícia da Flórida recebeu uma enxurrada de críticas depois de lançar um carro de polícia nas cores do arco-íris para celebrar a temporada do Orgulho Gay.
Antes da Parada do Orgulho Gay de Miami Beach, em 10 de abril, o Departamento de Polícia de Miami Beach postou uma foto de um carro-patrulha com tema da festa em sua conta do Instagram.
A foto do carro, um Ford Expedition branco pintado nas cores da bandeira do Progress Pride, com as palavras “MIAMI BEACH POLICE” escritas em letras de arco-íris, gerou um grande debate nas redes sociais e na seção de comentários da publicação do Instagram.
Muitos não gostaram do carro, mas por motivos variados. Alguns dos comentários assumiram um tom mais homofóbico. “É para aqui que vai o dinheiro dos nossos impostos???”, indagou um internauta, seguido por uma série de emojis do facepalm. “Que piada, uau”, escreveu outro.
Outras críticas – principalmente da esquerda política ou da própria comunidade LGBTQ – questionaram se a presença da polícia no Pride colidia com a intenção do Pride, ou a história do movimento LGBTQ e sua relação histórica com a polícia. “O primeiro orgulho gay foi um motim anti-policial”, escreveu um internauta.
Outros usuários questionaram a tentativa do departamento de polícia de agradar a comunidade LGBTQ em um momento em que os legisladores da Flórida parecem ter a intenção de aprovar uma legislação anti-LGBTQ, começando com a aprovação da chamada lei “Don’t Say Gay”, que proíbe discussões da identidade LGBTQ nas escolas.
Os legisladores estaduais já estão propondo medidas para a sessão legislativa do próximo ano que criminalizariam médicos que prescrevem tratamentos de saúde de afirmação de gênero para menores trans. E o Departamento de Saúde da Flórida emitiu orientações desencorajando menores transgêneros não apenas a obter cuidados de afirmação de gênero, mas até mesmo a fazer a transição social.
Nesse contexto, alguns usuários do Instagram questionaram o suposto apoio do departamento de polícia à comunidade LGBTQ e como isso se destacaria nos casos em que a polícia possa ter que prender pais que permitem que seus filhos transgêneros façam a transição se os legisladores aprovarem o projeto de lei.
Embora a polícia tenha sido simpática ao divulgar a viatura, muitos homossexuais fizeram pouco caso. “Os policiais não são nossos amigos”, escreveu um internauta. “Carros de patrulha arco-íris enquanto prendem pais por abuso infantil pelo simples fato deles apoiarem o gênero de seus filhos”.
Embora nenhuma lei desse tipo tenha sido aprovada na Flórida ainda, as agências estaduais de bem-estar no Texas já estão investigando ativamente pais de crianças trans por “abuso infantil” com base em uma diretiva emitida pelo governador Greg Abbott.