Publicado em 17/06/2022 as 5:00pm
Suprema Corte decide contra imigrantes detidos que podem ser deportados
A Suprema Corte dos Estados Unidos decidiu, na segunda-feira, dia 13, duas vezes contra...
A Suprema Corte dos Estados Unidos decidiu, na segunda-feira, dia 13, duas vezes contra imigrantes detidos que buscam audiências de libertação enquanto lutam contra ordens de deportação.
Em uma decisão, o tribunal disse que a lei federal não exige uma audiência de fiança após seis meses de detenção para aqueles que podem mostrar que temem perseguição se retornarem aos seus países de origem. E na segunda, os juízes disseram que imigrantes indocumentados com casos semelhantes não podem se unir como uma classe para buscar alívio, mas devem perseguir seus casos individualmente.
As decisões vieram quando o tribunal começou uma corrida para tentar resolver o máximo de casos até o final do mês ou início de julho. Eles ainda devem decidir sobre casos envolvendo direitos religiosos, controle de armas, poder do governo federal para combater as mudanças climáticas e o futuro do direito constitucional ao aborto.
A juíza Sonia Sotomayor figurou com destaque em ambos os casos de imigração decididos na segunda-feira.
Ela escreveu a opinião da maioria sobre como a lei federal não exige audiências de fiança para os detidos. Mas ela discordou no segundo, dizendo que isso “deixará muitos imigrantes vulneráveis incapazes de proteger seus direitos”.
O primeiro caso foi apresentado por Antonio Arteaga-Martinez, um cidadão mexicano que entrou várias vezes nos Estados Unidos ilegalmente. Mais recentemente, ele o fez em 2012, dizendo que havia sido espancado violentamente por membros de uma gangue criminosa de rua. O homem morava no país há seis anos e estava esperando o nascimento de seu primeiro filho quando o Departamento de Imigração e Alfândega (ICE, sigla em inglês) emitiu um mandado de prisão.
Um funcionário do escritório de pedidos de asilo considerou crível a história de Arteaga-Martinez de que ele seria perseguido ou torturado se retornasse ao México, mas o homem foi detido enquanto esperava que um juiz de imigração considerasse seu pedido para adiar sua deportação. Depois de quatro meses, o imigrante pediu para responder ao processo em liberade porque ele não era um risco de fuga ou perigo para a comunidade.
O Tribunal de Apelações do 3º Circuito dos EUA acabou concordando, dizendo que imigrantes como Arteaga-Martinez mereciam uma audiência de fiança após seis meses de detenção.
Sotomayor disse que foi um erro. “Não há nenhuma construção plausível da lei federal em questão que exija que o governo forneça audiências de fiança perante juízes de imigração após seis meses de detenção, cabendo ao governo o ônus de provar por evidências claras e convincentes que um imigrante detido representa um risco de fuga ou um perigo para a comunidade”, escreveu ela.
Apoiem os Pequenos negócios. Mantenha a economia girando!
Acesse a rádio Brazilian Times: https://radiobraziliantimes.com/
BRACK LAW- O seu advogado brasileiro nos EUA. Aplicação para visto de estudante. Ajustamento de status para Green Card. Apelação, cancelamento e suspensão de exclusão e deportação. Asilos e cidadanias. Casos criminais. Divórcios. E muito mais. Estamos localizados no 648 Central Street, Lowell (MA). Tel: 978-453-7225
DENTPLANT- Não deixe para amanhã o que você pode fazer hoje. Cuide de sua saúde bucal! Consulta + exame clínico + raio X $70. Limpeza comum: $120. Estamos localizados em Framingham (508) 872-2624 e Somerville (617) 591-9888.
ESL Academy- Matriculando estudantes domésticos e internacionais. Transfira-se de outras instituições educacionais para a ESL Academy. Mude seu status imigratório para F1. Faça sua aplicação fora do país. Reestabeleça seu status F1. Programas de 1 ano para o inglês como segunda língua. Níveis iniciante, intermediário, avançado e acadêmico. Ligue: (781) 313-8190. Cerca de $4mil por 1 ano, incluíndo livros.