Publicado em 26/06/2022 as 8:00pm
EUA pretendem emitir 300 mil vistos de trabalho temporário para mexicanos e países da América Central
Da redação O governo Biden proporá a emissão de 300.000 vistos de trabalho temporários...
Da redação
O governo Biden proporá a emissão de 300.000 vistos de trabalho temporários para mexicanos e países da América Central para aliviar os desafios imigratórios. “É um preço alto, em termos de custos sociais, que nosso país seja um ponto de passagem para imigrantes e todos os dias estamos conversando com o governo dos Estados Unidos para tentar gerar melhores condições”, disse o ministro do Interior Adan Augusto Lopez, na quarta-feira, dia 22, em um discurso para a comunidade empresarial em Tijuana, México.
Ele afirmou que a proposta será anunciada quando o presidente mexicano Andrés Manuel Lopez Obrador visitar Washington, D.C., no próximo mês.
“O governo Biden concordou em emitir, inicialmente, 300.000 vistos temporários de trabalho; 150.000 serão para mexicanos ou para estrangeiros que estão atualmente no México esperando a possibilidade de entrar nos EUA”, disse Lopez.
O ministro do Interior disse que os outros 150 mil vistos de trabalho temporário serão “distribuídos proporcionalmente” entre os países da América Central. “Acho que isso nos ajudará a reduzir a tensão”, disse ele, referindo-se às centenas de milhares de imigrantes de outros países que passam todos os anos pelo México a caminho dos Estados Unidos.
De acordo com dados divulgados pelo Border Report, os EUA emitiram 350.000 vistos de trabalho agrícola e não agrícola para estrangeiros e vem trabalhando com os governos do México, Haiti e países da América Central para expandir esses programas.