Publicado em 18/07/2022 as 6:00pm
Governador da Carolina do Norte veta projeto anti-imigrante
O governador da Carolina do Norte, Roy Cooper, vetou na semana passada, pela segunda vez em...
O governador da Carolina do Norte, Roy Cooper, vetou na semana passada, pela segunda vez em quatro anos, um projeto de lei que exigiria que os xerifes tivessem acesso ao status imigratório dos seus presos e ajudassem os agentes do Departamento de Imigração e Alfândega (ICE, sigla em inglês) a deter aqueles que estivessem ilegalmente no país.
O governador democrata vetou uma medida republicana semelhante em 2019, que veio logo após a decisão dos xerifes recém-eleitos em vários condados de não trabalhar em estreita colaboração com agentes de imigração.
Cooper vetou quatro dos sete projetos de lei restantes que a Assembleia Geral lhe enviou nos últimos dias.
Embora o projeto de lei de imigração aprovado pela Assembleia Geral na semana passada tenha removido algumas disposições da medida de 2019, o governador disse que a legislação ainda é inconstitucional e projetada para substituir a capacidade de os xerifes de gerenciar a segurança.
“A legislação trata apenas de marcar pontos políticos e usar o medo para dividir os habitantes da Carolina do Norte”, disse Cooper em sua mensagem de veto. “Como ex-procurador-geral sei que a lei atual já permite que o estado prenda e processe criminosos perigosos, independentemente do status de imigração”, acrescentou.
Os legisladores planejam derrubar o veto do governador.