Publicado em 8/09/2022 as 1:00pm
Mais imigrantes indocumentados chegam à Chicago (IL) em ônibus enviado pelo Texas
A cidade de Chicago, em Illinois, registrou a chegada de mais de 125 imigrantes no fim de semana...
A cidade de Chicago, em Illinois, registrou a chegada de mais de 125 imigrantes no fim de semana como parte do plano do governador do Texas, Greg Abbott, de transportar aqueles que cruzaram a fronteira sul ilegalmente para as chamadas cidades-santuário.
Os imigrantes chegaram no fim de semana do Dia do Trabalho.
Abbott enviou imigrantes para Chicago, New York e Washington, D.C. em resposta às políticas de imigração do presidente Joe Biden, que resultaram em uma onda de travessias ilegais de fronteira.
A prefeita de Chicago, Lori Lightfoot, deu uma entrevista coletiva para discutir o que estava acontecendo e disse que sua equipe ainda não teve notícias das autoridades do Texas. "Ainda não temos notícias oficial do Texas", disse. "Estamos falando de vidas humanas que passaram por uma jornada para chegar aos Estados Unidos”, continuou.
Ela disse que estava chateada com a situação, mas acrescentou que qualquer pessoa que chegasse a Chicago seria bem-vinda. "Somos uma cidade acolhedora. Sempre vamos intensificar e fazer a coisa certa para garantir que os imigrantes que chegam à nossa cidade sejam bem recebidos e apoiados", destacou.
A prefeita criticou Abbott e sua decisão de transportar milhares de indocumentados para outros estados. "As práticas racistas e xenófobas do governador Abbott apenas ampliaram os desafios que muitos desses imigrantes enfrentaram em sua jornada para encontrar um lugar seguro", disse Lightfoot. “As ações do governador não são apenas desumanas. Elas são antipatrióticos”, afirmou.
Abbott defendeu a prática, dizendo que as comunidades do Texas foram invadidas por imigrantes indocumentados desde que Biden assumiu o cargo.
A prefeita de Chicago afirmou que a Cidade vai apoiar os imigrantes, mas precisará da assistência de autoridades federais e cidadãos generosos.
“Qualquer assistência que possamos obter do governo federal, o estado interveio, o condado também tem sido um parceiro incrível”, disse ela. "Pedimos a todas as pessoas de boa vontade que intensifiquem e ajudem a nos apoiar os imigrantes”.
Fonte: Da redação