Publicado em 15/09/2022 as 4:00pm
Ativistas dizem que condado da Virgínia não está fazendo o suficiente para proteger imigrantes
Uma política do condado de Fairfax, na Virgínia, destinada a proteger imigrantes...
Uma política do condado de Fairfax, na Virgínia, destinada a proteger imigrantes indocumentados da deportação não está sendo implementada de forma suficientemente agressiva. A afirmação foi feita por uma coalizão de grupos de defesa de imigrantes. Mesmo assim, as organizações reconheceram que Fairfax tem sido mais agressiva do que outras jurisdições sobre o assunto.
Em janeiro de 2021, o conselho do condado adotou uma “Política de Confiança” que proíbe os funcionários– incluindo policiais – de cooperar com agentes federais de imigração. De acordo com as informações, esta medida visa combater o medo que muitos imigrantes indocumentados têm de lidar com funcionários do governo.
Entre outras coisas, o escritório do xerife do condado parou de cooperar com os pedidos do Departamento de Imigração e Alfândega (ICE, sigla em inglês) para manter presos, além de suas sentenças, imigrantes procurados para deportação.
Como parte da política, grande parte da qual já estava em prática antes de ser formalmente adotada, as agências do condado também não perguntam aos residentes sobre o status de imigração antes de fornecer qualquer serviço.
Mas a taxa de casos de deportação que se originam na jurisdição mais populosa da Virgínia ainda é maior do que em algumas grandes comunidades. Embora seja difícil saber se a taxa mais alta de casos no condado tem algo a ver com deficiências na “Política de Confiança”, a coalizão argumentou que o condado poderia fazer mais para conter as deportações.
Em uma carta enviada na segunda-feira ao Conselho de Supervisores do Condado de Fairfax, o grupo - que inclui o ACLU People Power Fairfax, o Legal Aid Justice Center e o ACLU da Virgínia - disse que o departamento de polícia do condado ainda está deixando imigrantes indocumentados suscetíveis à deportação.
A coalizão também disse que o condado ainda não começou a aceitar cartões de identificação fornecidos por organizações sem fins lucrativos para imigrantes indocumentados – uma disposição da Política de Confiança voltada para indivíduos que não possuem outra forma de identificação.
“Se o Conselho deseja ganhar a confiança dos imigrantes, particularmente na área de segurança pública, deve iniciar a implementação da política”, dizia a carta.
Autoridades do condado disseram que nenhuma agência em Fairfax, incluindo o departamento de polícia, interage com o ICE.