Publicado em 3/10/2022 as 2:00pm
Deputado Democrata quer protegidos do DACA nas forças armadas dos EUA
O deputado Ruben Gallego (D-Arizona) apresentou na quinta-feira, dia 29 de setembro, uma...
O deputado Ruben Gallego (D-Arizona) apresentou na quinta-feira, dia 29 de setembro, uma legislação que permitiria que imigrantes indocumentados sob o programa de Ação Diferida para Chegadas da Infância (DACA, sigla em inglês) se juntassem às forças armadas dos Estados Unidos.
"Os beneficiários do DACA vão para a faculdade, administram negócios de sucesso e criam suas famílias aqui nos EUA, mas, no momento, eles não podem servir nas forças armadas", disse Gallego após divulgar o projeto. "Minha proposta corrige isso para que os beneficiários do programa em todo o país possam perseguir seu sonho americano", acrescentou.
De acordo com o projeto de Gallego, os cerca de 600.000 imigrantes indocumentados beneficiados pelo DACA teriam permissão para se alistar nas forças armadas e, eventualmente, solicitar a cidadania.
O democrata apresentou a legislação em um momento em que os militares enfrentam uma crescente crise de recrutamento, agravada por fatores como o mandato da vacina, sob o qual o governo Biden impediu o serviço de mais de 60.000 soldados.
Gallego disse que seu projeto aliviaria as deficiências de recrutamento dos militares. "Embora seja em parte uma questão de imigração, também é uma questão de segurança nacional, especialmente agora", disse o legislador.
Em 2008, havia um programa que permita que imigrantes indocumentados se juntassem às forças armadas, mas ele expirou em 2017, e os imigrantes foram totalmente impedidos de ingressar no serviço desde então.