Chegou o Classificado do Brazilian Times. Divulgue ou busque produtos e serviços agora mesmo!

Acessar os Classificados

Publicado em 10/10/2022 as 11:00am

Lei da carteira de motorista para indocumentados em Massachusetts é o centro de debate na WBZ-TV

O Legislativo aprovou a lei ao derrubar o veto do governador Charlie Baker e os opositores facilmente reuniram assinaturas mais do que suficientes para dar aos eleitores a oportunidade de revogar a política na votação de novembro.

Lei da carteira de motorista para indocumentados em Massachusetts é o centro de debate na WBZ-TV A senadora democrata Lydia Edwards, à esquerda, e o candidato republicano a Procurador-geral Jay McMahon, à direita, falaram sobre a lei

 

A senadora democrata Lydia Edwards e o candidato republicano a Procurador-geral, Jay McMahon, debateram as questões durante um debate na WBZ-TV no fim de semana.

Edwards, defendendo um voto "sim" para a questão número 4 para manter a lei em vigor, várias vezes argumentou que a medida nada mais é do que garantir que mais pessoas dirijam nas estradas de Massachusetts "licenciadas, testadas e seguradas".

McMahon, pedindo aos eleitores que digam "não" à lei e a revoguem, afirmou que ela recompensa indevidamente as pessoas que entraram nos Estados Unidos "do jeito errado" e faz de Massachusetts um "ímã" para a imigração ilegal.

O Legislativo aprovou a lei ao derrubar o veto do governador Charlie Baker e os opositores facilmente reuniram assinaturas mais do que suficientes para dar aos eleitores a oportunidade de revogar a política na votação de novembro.

De acordo com a nova lei em vigor, em 1º de julho de 2023 todos os residentes de Massachusetts com idade suficiente poderão solicitar carteiras de motorista padrão, independentemente de seu status de imigração. Os imigrantes que não têm status legal nos Estados Unidos precisarão apresentar documentos como um passaporte válido e não vencido ou um documento de identificação consular válido e não vencido – para provar sua identidade, data de nascimento e residência atual.

"Isso não está fazendo nada além de garantir que uma pessoa seja capaz e tenha permissão para dirigir. E isso faz sentido. Essa é a coisa mais segura que podemos fazer", disse Edwards no debate moderado por Jon Keller. "Precisamos saber que alguém que está dirigindo nas nossas estradas, saibam dirigir, tenham sido testado e que tenham seguro", acrescentou.

McMahon respondeu a isso: "Para ser honesto, eu me importo como eles chegaram aqui. Eu me importo porque é uma questão de segurança pública. Queremos saber quem está cruzando nossas fronteiras e por que eles estão vindo aqui”.

Algumas vezes, durante o debate que durou 25 minutos, Edwards disse que ficaria feliz em debater a política de imigração com McMahon outra vez, mas que a Pergunta 4 não é sobre política de imigração. "É sobre se as pessoas devem ser examinadas, se devem ser testadas e se devem ser capazes de provar e obter uma carteira de motorista neste estado", disse. Embora o ponto de que a nova lei seria uma ameaça à segurança pública foi um tema central para o argumento de McMahon, ele também reconheceu que grandes organizações policiais, como a Massachusetts Major City Chiefs of Police Association apoiam que imigrantes indocumentados obtenham carteira de motorista.

Centenas de organizações em todo o estado trabalham para conscientizar os eleitores a votarem “sim” para a questão número 4 e assim manter a lei que dá direito aos indocumentados de obterem carteira de motorista.

Top News