Publicado em 30/10/2022 as 3:00pm
Chicago recebeu mais de 3.000 imigrantes enviados do Texas
A cidade de Chicago, em Illinois, receneu mais de três mil imigrantes indocumentados enviados...
A cidade de Chicago, em Illinois, receneu mais de três mil imigrantes indocumentados enviados pelo governado do Texas. A estratégia começou a ser usada pelos estados fronteiriços como forma de chamar a atenção para a crise imigratório que se alastrou ao longo da fronteira.
Em um comunicado à imprensa no sábado, Joe Dutra, diretor de assuntos públicos do Departamento de Família e Serviços de Apoio da cidade, disse que Chicago "tem a responsabilidade de fornecer abrigo, comida e assistência médica para cada indivíduo e família - muitos dos quais andaram centenas de quilômetros, passando por grandes perigos por vários países, em busca de segurança e oportunidade nos Estados Unidos".
Após a chegada em Chicago, os imigrantes recebem abrigo e apoio imediatos, bem como gerenciamento de casos detalhado e acesso a organizações. "Illinois é um estado acolhedor", disse Dutra. "Estamos comprometidos em ajudar cada família e indivíduo, prestando serviços humanos com respeito e dignidade".
O primeiro ônibus cheio de imigrantes chegou a Chicago em 31 de agosto. Desde então, vários ônibus com aproximadamente 100 pessoas chegam à Union Station de Chicago ou seguem direto para os subúrbios de Chicago.
No início de outubro, o governador de Illinois, J.B. Pritzker, assinou uma declaração de desastre para garantir recursos para os migrantes que estão sendo transportados de ônibus e enviou 75 membros da Guarda Nacional para ajudar na logística de recebimento destas pessoas.